Previsão do Tempo: Veja como fica o clima na capital Paulista nesse domingo
Ventos, vindos do sul e sudeste, trazem umidade do oceano para a região metropolitana.
A cidade de São Paulo amanheceu esse domingo, 15, com temperaturas amenas e termômetros marcando uma média 17°C nos diversos bairros da capital e de acordo com a previsão do tempo as máximas não devem passar dos 22°C.
A umidade relativa do ar está em 92% e de acordo com a equipe de meteorologia do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, os ventos, vindos do sul e sudeste, trazem umidade do oceano para a região metropolitana.
Essa movimentação causa muita nebulosidade, favorecendo garoas e chuviscos intermitentes ao longo do dia.
Previsão de tempo nublado e temperaturas agradáveis
As condições meteorológicas observadas hoje são uma boa notícia para os paulistanos, que sofreram com o tempo seco nos últimos dias.
A presença de nebulosidade eleva os índices de umidade, melhorando assim a qualidade do ar. A previsão de chuviscos e garoas serve também para amenizar o calor recente
A Defesa Civil Municipal mantém a cidade em estado de atenção para altas temperaturas desde o último domingo, 08 de setembro.
Mesmo com a nebulosidade, a recomendação é que a população beba bastante água, evite a exposição ao sol e utilize vaporizadores ou recipientes com água para manter os ambientes internos úmidos.
Nebulosidade afeta a qualidade do ar
A umidade no ar e a nebulosidade têm um impacto direto na qualidade do ar paulistano.
Apesar da melhora nos índices de umidade, as condições ainda dificultam a dispersão de poluentes.
Este cenário pode favorecer a formação e propagação de queimadas, prejudicando novamente a qualidade do ar.
Portanto, os especialistas advertem para a continuidade das medidas de precaução, como evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e 17h, quando a radiação solar é mais intensa.
Previsão do tempo para os próximos dias
A previsão para os próximos dias indica uma frente fria se propagando pelo litoral paulista, o que deve mudar o tempo entre o domingo e o início da semana.
Este sistema provocará aumento na nebulosidade, variações na direção dos ventos e declínio das temperaturas, aliviando assim o calor dos últimos dias.
O Litoral Sul do estado deve receber as chuvas mais significativas.
Na Grande São Paulo, espera-se apenas chuvas fracas, garoas e chuviscos.
Essas precipitações não serão suficientes para repor o déficit hídrico, mas melhorarão os índices de umidade.
Na segunda-feira, 16, a cidade deve registrar chuvas fracas e garoas alternadas com períodos de melhoria.
Apesar disso, a cidade continuará com céu nublado, evitando que as temperaturas subam significativamente. As mínimas devem girar em torno dos 16°C e as máximas não devem ultrapassar os 20°C.
Os dados do CGE mostram que, até agora, setembro registrou apenas 0,2mm de chuva, insuficiente para os 68,5mm esperados para todo o mês.
A propagação da frente fria é, portanto, essencial não apenas para a melhoria da qualidade do ar, mas também para a saúde pública, dado o impacto direto que a umidade tem na dispersão de poluentes e no controle das queimadas
Confira aqui tudo sobre a importância da previsão do tempo no seu dia a dia.
Fonte: CGEsp
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)