Previsão do tempo: Semana começa com calor intenso e chuvas isoladas
semana começa sob a influência de uma grande massa de ar seco e quente atuando sobre o Brasil Central.
A previsão do tempo indica que a semana começa sob a influência de uma grande massa de ar seco e quente atuando sobre o Brasil Central, com regiões como o Mato Grosso enfrentando temperaturas próximas a 40 °C, enquanto índices críticos de umidade relativa do ar, variando entre 20% e 12%, devem ser registrados em várias partes do país.
Em alguns locais do Centro-Oeste e norte do Brasil, os valores de umidade podem cair abaixo de 12%, colocando a região em situação de emergência.
No centro-sul e na Campanha gaúcha, o deslocamento de uma frente fria provoca temporais e ventania no começo da semana. Cidades como Rio Grande, Bagé e Uruguaiana podem experimentar volumes elevados de chuva.
Já no Sudeste, a primeira segunda-feira de primavera em São Paulo e no Rio de Janeiro traz previsão de calor e tempo seco.
Baixa umidade do ar
Os índices de umidade crítica são uma consequência direta da presença da grande massa de ar seco. Este fenômeno impede a formação de nuvens carregadas, necessárias para precipitações significativas.
Além disso, as altas temperaturas aumentam a evaporação das superfícies, reduzindo ainda mais a quantidade de umidade no ar.
Regiões mais afetadas
A situação de emergência com umidade relativa do ar abaixo de 12% é particularmente crítica no Centro-Oeste do Brasil.
Estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás estão entre os mais afetados.
Além disso, a região Norte também enfrenta desafios, principalmente devido à combinação de calor e pouca chuva, o que agrava os incêndios florestais na área.
Previsão do tempo para as principais regiões
Região Sul
A frente fria continua a influenciar o tempo no Rio Grande do Sul.
Há riscos de temporais, tempo fechado e temperaturas mais amenas no oeste, centro e sul do estado.
Volumes altos de chuva e ventania são esperados na Campanha, em Bagé, Pelotas e Rio Grande.
Em Santa Catarina e Paraná, a previsão é de sol com algumas nuvens e sem chuvas significativas.
Região Sudeste
No Sudeste, o sol e o calor predominam.
As temperaturas voltam a disparar, aumentando o risco de queimadas, especialmente em Minas Gerais e no interior de São Paulo.
Sem previsão de chuva, a umidade relativa do ar pode cair abaixo de 20% nas horas mais quentes do dia.
Região Centro-Oeste
O ar seco e quente predomina no Centro-Oeste. O tempo será firme e as temperaturas altas.
A umidade cairá para níveis críticos à tarde, com previsões de pequenos núcleos de chuva na divisa de Mato Grosso com Rondônia.
A presença de fumaça na atmosfera pode prejudicar a visibilidade em Cuiabá, Campo Grande e Brasília.
Região Nordeste
Os ventos oceânicos continuam influenciando a formação de nuvens de chuva na costa leste. A previsão é de chuvas rápidas desde Aracaju até Natal.
No interior, o tempo permanece seco, com alerta para baixa umidade do ar e ventos moderados a fortes durante todo o dia, especialmente em São Luís e Fortaleza.
Região Norte
A semana começa com pancadas de chuva irregulares na Região Norte, insuficientes para amenizar os incêndios florestais.
As temperaturas sobem rapidamente, com previsão de calor intenso e pancadas de chuva no Acre, Rondônia e Amazonas.
Nas demais áreas, o tempo será firme e mais seco.
Previsão do tempo e alertas meteorológicos
Atenção para temporais e rajadas de vento de até 90 km/h no oeste, centro-sul e na Campanha gaúcha, além do litoral sul do Rio Grande do Sul.
Chuva de moderada a forte intensidade, com raios e rajadas de vento de até 70 km/h, está prevista para o centro-noroeste, litoral norte do Rio Grande do Sul e na Grande Porto Alegre.
Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h podem ocorrer no sudoeste de Mato Grosso, interior do Mato Grosso do Sul, sul de Santa Catarina, extremo norte do Rio Grande do Sul, extremo norte de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, interior e sul do Rio de Janeiro, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí, além do interior do Nordeste.
Já rajadas de 51 a 70 km/h são esperadas no litoral e norte do Rio de Janeiro, litoral sul do Espírito Santo, litoral do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e no leste e litoral da Paraíba.
Umidade relativa do ar em alerta, abaixo de 30%, em partes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Em emergência, abaixo de 12%, no norte e nordeste do Mato Grosso do Sul, centro-leste de Mato Grosso, interior de Goiás e Tocantins.
Para saber mais sobre a importância da previsão do tempo no seu dia a dia, clique aqui.
Fonte: ClimaTempo
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)