Previsão do tempo: Retorno das chuvas ao norte do Brasil
Com a chegada da primavera, a radiação solar aumenta em virtude dos movimentos de rotação e translação da Terra, intensificando a formação de nuvens e chuvas na faixa norte do país.
Como apontado pela previsão do tempo, o norte do país voltou a receber na última segunda-feira, 05, um bom volume de chuva depois de um grande tempo de estiagem.
Grandes volumes de chuvas foram registadas em várias regiões, contudo, o estado do Pará foi onde ocorreu as maiores precipitações.
A influência do calor e da umidade típica dessa região favorece essas condições meteorológicas durante esta época do ano.
Com a chegada da primavera, a radiação solar aumenta em virtude dos movimentos de rotação e translação da Terra, intensificando a formação de nuvens e chuvas na faixa norte do país.
Volumes de chuva registrados
As chuvas ocorreram de forma significativa, mas com distribuição irregular ao longo da região. No Pará, algumas localidades se destacaram pelos elevados volumes de água registrados:
- Santa Maria das Barreiras: 69,4 mm
- Rurópolis: 26 mm
- Itaituba: 30 mm
Essas áreas experimentaram chuvas intensas que destacaram o Pará na lista de regiões afetadas por precipitações pesadas.
Previsão do tempo para o restante da semana
A previsão indica que as chuvas continuarão por toda a faixa norte do país. As expectativas para o Amazonas, Acre e Rondônia são de elevados índices de pluviosidade, podendo ultrapassar 100 mm até o fechamento da semana.
No Pará, a previsão é de enfraquecimento das chuvas, mas com presença contínua, principalmente na região leste, próxima ao Tocantins, onde podem ocorrer acumulados de até 80 mm.
O que esperar dos próximos dias
O mapa meteorológico indica a persistência da chuva ao longo da semana na região norte. O centro-sul do Amazonas, o sul do Acre e toda a extensão de Rondônia podem registrar acumulados expressivos, superando 100 mm até o final da semana.
Já no Pará, mesmo com uma redução na intensidade, ainda são esperadas precipitações significativas na divisa com o Tocantins.
Em resumo, as condições climáticas atuais proporcionam um cenário de alta umidade e calor, características que continuam a influenciar o padrão de chuvas na região.
É recomendado que as populações das áreas afetadas permaneçam atentas às atualizações meteorológicas e tomem precauções necessárias para lidar com possíveis efeitos das fortes chuvas.
Para mais informações sobre a importância da previsão do tempo no seu dia a dia, clique aqui.
Fonte: ClimaTempo
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)