Previsão do Tempo: Massa de ar frio traz queda brusca de temperatura no Brasil
Frente fria afetará o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo algumas áreas do Norte do país.
Uma intensa massa de ar frio está se aproximando e de acordo com a previsão do tempo, promete derrubar as temperaturas no final desta semana em diversas regiões do Brasil.
Esta frente fria afetará o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo algumas áreas do Norte do país.
A expectativa é de que ocorra geada em vários estados e não podemos descartar a possibilidade de chuva congelada e/ou neve nas áreas de maior altitude da Região Sul.
Previsão do Tempo indica chegada de massa de ar frio
Os mapas do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) indicam que a massa de ar frio impactará profundamente as temperaturas, com anomalias significativas de temperatura ao nível de pressão de 850 hPa (equivalente a 1500 metros de altitude).
A massa de ar começou a atingir nesta quinta-feira, 08, partes do Sul e do Centro-Oeste, expandindo sua influência nos próximos dias.
Embora não tão intensa quanto as massas de ar frio observadas no final de junho e na primeira metade de julho, esta incursão abrangerá uma área maior do território brasileiro, trazendo temperaturas mais baixas especialmente ao Centro do país.
Esta massa de ar avança pelo interior do continente, fazendo com que regiões como o Mato Grosso e partes do Norte também sejam impactadas.
Regiões mais impactadas pela queda de temperatura
O ar frio se estabelecerá rapidamente entre a noite de hoje e amanhã, mas as madrugadas mais geladas estão previstas para o fim de semana.
As três capitais do Sul (Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis), Campo Grande e São Paulo terão temperaturas de um dígito.
Em Campo Grande, o amanhecer mais frio será no sábado, 10, com até 7ºC.
Já em São Paulo, no domingo, 11, as temperaturas podem chegar de 3ºC a 5ºC no Mirante de Santana, sendo ainda mais baixas em áreas ao Sul da cidade.
Em Porto Alegre, os termômetros podem marcar entre 6ºC e 7ºC no Jardim Botânico.
Previsão do Tempo aponta possibilidade de geada e neve
O evento de geada mais abrangente do ano para o Centro-Sul do Brasil é esperado com essa massa de ar frio.
Muitos municípios gaúchos e catarinenses terão mínimas ao redor ou abaixo de 5ºC. A geada será comum no Sul do Brasil e pode se estender a diferentes pontos do Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Áreas de maior altitude no Rio de Janeiro e no Sul de Minas Gerais poderão também registrar geada, assim como, de forma isolada, o Sul de Goiás e o Triângulo Mineiro.
Quanto à neve, embora seja um fenômeno difícil de prever, a atmosfera estará suficientemente fria para que ocorra.
Modelos indicam possibilidade de neve no Sul do Brasil, especialmente nas áreas de maior altitude do Nordeste do Rio Grande do Sul e Planalto Sul Catarinense, principalmente em altitudes acima de 1000 metros.
Porém, há escassez de precipitação prevista, diminuindo a chance.
Massa de ar frio afeta o clima a longo prazo
Além das quedas bruscas de temperatura, esta massa de ar frio trará consigo um ar mais seco, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Isso resultará em mínimas ainda mais baixas e geadas consideráveis.
A presença de uma área de baixa pressão na costa do Rio Grande do Sul favorecerá o avanço do ar frio, aumentando a intensidade e abrangência do frio.
Fonte: MetSul Meteorologia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)