Previsão de Tempo aponta para chuvas em diversas regiões do Brasil
Precipitações são esperadas especialmente nas áreas do Centro-Oeste e do Sudeste, regiões que experimentaram um longo período de seca nos últimos meses.
De acordo com a previsão do tempo do MetSul Meteorologia, as chuvas devem intensificar-se significativamente em várias regiões do Brasil na reta final desta semana e durante o fim de semana.
As precipitações são esperadas especialmente nas áreas do Centro-Oeste e do Sudeste, regiões que experimentaram um longo período de seca nos últimos meses.
Centro-Oeste recebe volume significativo de chuvas
A região Centro-Oeste do Brasil deve registrar volumes significativos de chuva nos próximos dias.
A maioria das cidades do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás será impactada por pancadas fortes a torrenciais, que ocorrerão de forma intercalada com momentos de sol.
Este retorno da chuva é crucial para aumentar a umidade do solo, beneficiando assim a agricultura local após meses de seca severa.
No entanto, a distribuição da precipitação será heterogênea, com variações expressivas nos volumes de chuva entre diferentes localidades.
Precipitação no Sudeste Promete Aliviar Período de Secura
No Sudeste, a expectativa é de que a chuva atinja a maioria dos estados, com volumes superando os 50 mm em muitas cidades.
Aumenta a probabilidade de chuvas mais intensas nas regiões Centro, Sul e Leste de São Paulo, além de parte de Minas Gerais. Por outro lado, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo podem receber menores acumulados de chuva.
Assim como no Centro-Oeste, a precipitação deverá ser motivada por instabilidades convectivas, típicas do calor intenso e umidade, comuns durante os meses de verão.
Previsão do tempo para a região Norte e Nordeste
Na Região Norte, os níveis mais elevados de precipitação se concentrarão no Amazonas, com chuvas também atingindo partes de Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará.
No entanto, o Amapá e o Norte do Pará devem continuar com baixos índices de chuva.
No Nordeste, as precipitações permanecem esparsas, concentrando-se principalmente nas áreas costeiras entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, enquanto começa a ser observada uma leve intensificação no interior da Bahia e Maranhão.
Previsão do tempo para o Sul aponta instabilidades e possíveis tempestades
No Sul do Brasil, a previsão aponta para instabilidade climática iminente devido à presença de uma área de baixa pressão atmosférica.
Os estados de Santa Catarina e Paraná devem observar os maiores volumes de chuva, sendo que em algumas áreas do Paraná, os acumulados podem ultrapassar os 100 mm.
No Rio Grande do Sul, a instabilidade será mais pontual, dividida em dois momentos durante o prognóstico, com as condições melhorando no decorrer do final de semana.
Para mais informações sobre os impactos a previsão do tempo no seu dia a dia, clique aqui.
Fonte: MetSul Meteorologia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)