Preso pela PF, ‘homem de confiança’ de Wilson Lima foi segurança de Amazonino Mendes
Ex-gerente de compras da Secretaria de Saúde do Amazonas presa em junho, Alcineide Pinheiro revelou como funcionou o esquema para a compra superfaturada de respiradores...
Ex-gerente de compras da Secretaria de Saúde do Amazonas presa em junho, Alcineide Pinheiro revelou como funcionou o esquema para a compra superfaturada de respiradores. Ela contou que Guttemberg Leão Alencar, ex-chefe da segurança de Amazonino Mendes e homem de confiança de Wilson Lima, foi “enviado” pelo governador para lhe repassar o contato de Fábio Passos, dono da loja de vinhos FJAP e Cia, usada na negociata.
“Na mesma oportunidade, Alencar teve acesso a todas as cotações de respiradores disponíveis.”
O depoimento de Alcineide foi corroborado por uma troca de mensagens, encontrada em seu celular, como então secretário de Saúde, Rodrigo Tobias. Na conversa, Tobias “afirma ter recebido uma demanda do governador, a respeito de um empresário do Grupo Nova Era (rede de supermercados), o qual ficaria responsável pelas compras pelo governo, para posteriormente revender ao Estado”.
Guttemberg Leão é ex-PM e possui antigo envolvimento com a política local. Segundo o MPF, ele foi chefe de segurança de Amazonino Mendes e é apontado pela imprensa com coordenador da campanha de Wilson Lima no interior do estado. O Grupo Nova Era possui relações com a empresa Big Trading e Empreendimentos, que financiou a FJAP na aquisição superfaturada de respiradores.
Em nota ao site, a assessoria de Amazonino Mendes informou que “Guttemberg Alencar foi uma das milhares de pessoas que trabalharam em alguma das três gestões de Amazonino Mendes como prefeito de Manaus e quatro como governador do Amazonas”. “No caso específico dele, trabalhou como ajudante de ordens, há exatamente 18 anos, de 1999 a 2002.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)