Prefeitura inicia polêmica derrubada de árvores no entorno do Mineirão
Confira a polêmica em BH com a derrubada de árvores para a Stock Car. Apesar de ações judiciais e impacto ambiental, a prefeitura garante medidas de mitigação.
Pós muita polêmica, a Prefeitura de Belo Horizonte, obtendo autorização judicial, começou o processo de corte de 63 árvores no entorno do Mineirão, visando a realização do evento Stock Car na capital mineira. Essa situação chegou a ser levada à justiça por grupos ativistas em representação contra a supressão das árvores.
A intervenção judicial no corte das árvores
A defesa do meio ambiente, liderada por ativistas ambientais e civis, foi enviada para a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais, gerando uma disputa judicial. Apesar da polêmica, a corte suprema, José Arthur de Carvalho Pereira, atual presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), deu parecer favorável à prefeitura, mantendo a suspensão da liminar até o final do processo judicial.
A Stock Car em Belo Horizonte
Em dezembro de 2023, a prefeitura fechou um acordo visando receber uma edição anual da Stock Car durante cinco anos consecutivos. O primeiro evento está previsto para ocorrer no período de 15 a 18 de agosto de 2024.
Impactos ambientais do evento
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parecer ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), ressaltou que toda derrubada de árvores impacta negativamente o ambiente, visto que as árvores conferem benefícios, como melhor permeabilidade do solo, conforto térmico e diminuição da poluição atmosférica.
Medidas de mitigação
Mesmo com o corte das árvores, a prefeitura de BH enfatizou que haverá medidas de mitigação. Todas as árvores cortadas serão substituídas por novas de tamanho mínimo de 2,5 metros, e a empresa responsável pela Stock Car fará a manutenção das mudas por cinco anos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)