Prefeitura do Rio permite antecipar dose de reforço ‘sem burocracia’
A prefeitura do Rio permitiu a antecipação da dose de reforço da vacinação contra a Covid sem a necessidade de mostrar outros documentos, como comprovação de viagem. Na manhã desta terça (14), o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, escreveu: "Se quiser...
A prefeitura do Rio permitiu a antecipação da dose de reforço da vacinação contra a Covid sem a necessidade de mostrar outros documentos, como comprovação de viagem.
Na manhã desta terça (14), o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, escreveu: “Se quiser antecipar as doses basta chegar a uma unidade e solicitar, temos vacinas disponíveis”.
Procurada, a prefeitura confirmou a informação:
“A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que as pessoas realizem a dose de reforço (DR) ao completar cinco meses. Imunossuprimidos e pessoas com doenças crônicas graves podem tomar a DR com 28 dias. Idosos e maiores de 55 anos devem, preferencialmente, seguir o calendário de vacinação publicado.
Antecipações do prazo para a DR serão permitidas em caso de viagem, problemas de saúde e outras questões pessoais. No momento, o município tem doses suficientes para realização de antecipações e a regra é não burocratizar a vacinação e contemplar o maior número de usuários possível.
Também está permitida, conforme disponibilidade do ponto de vacinação, a escolha pelo usuário da vacina para dose de reforço, assim como para a primeira dose (D1) daqueles que ainda não tenham se vacinado”.
A orientação do Ministério da Saúde é aplicar a dose de reforço cinco meses depois da 2ª dose das vacinas AstraZeneca, Coronavac e Pfizer. Preferencialmente, a dose de reforço deve ser da vacina da Pfizer, independentemente do esquema vacinal original. As vacinas da AstraZeneca e da Janssen também podem ser usadas como dose de reforço.
Para quem tomou Janssen, a dose de reforço deve ser aplicada entre dois e seis meses depois da 1ª dose.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)