Prefeitura de SP decreta estado de emergência para a dengue
A capital paulista tem 49.721 casos e 11 óbitos relacionados à dengue
A prefeitura da cidade de São Paulo determinou nesta segunda-feira, 18, estado de emergência em saúde pública para a dengue.
Com um número de óbitos percentualmente três vezes menor em relação aos índices nacionais, a capital registra atualmente 414 casos confirmados da doença por 100 mil habitantes.
Até o momento, a cidade de São Paulo tem 49.721 casos e 11 óbitos relacionados à doença.
Publicado em edição extra do Diário Oficial, o decreto permite a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção das arboviroses, como a aquisição de insumos e materiais, doação e cessão de equipamentos e bens, contratação de serviços essenciais ao atendimento da situação emergencial, prorrogação de contratos e convênios administrativos que favoreçam o combate ao mosquito transmissor da dengue, assistência à saúde dos pacientes afetados e ações de vigilância epidemiológica.
Além disso, outras medidas estão previstas no decreto, como a suspensão de férias e folgas dos agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, vigilância ambiental e unidades de saúde do município.
Também está prevista a atuação conjunta dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, com visitas domiciliares e demais atividades de campo para o combate ao mosquito Aedes aegypti.
A dengue no Brasil
O Ministério da Saúde registrou pelo menos 1.684.781 casos prováveis de dengue no país, com 903 óbitos em investigação e 513 confirmados. Os dados são do Painel de Monitoramento de Arboviroses.
Esse número já supera o total de casos reportado em 2023.
O governo do estado de São Paulo decretou estado de emergência em 5 de março. Além dele, outros oito estados brasileiros já decretaram situação de emergência em saúde pública devido ao aumento expressivo dos casos de dengue. São eles: Acre, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)