Prefeitura de SP autoriza recuperação da marquise do Ibirapuera
Descubra mais sobre a renovação da histórica Marquise do Ibirapuera, projetada por Oscar Niemeyer. Trabalho começa na próxima semana e trará vida nova a esse ícone de São Paulo!
Uma marquise histórica projetada por Oscar Niemeyer no Parque Ibirapuera vai passar por um processo de renovação muito necessário, de acordo com um anúncio feito pelo prefeito Ricardo Nunes. A autorização foi assinada durante a intervenção do programa Prefeitura Presente, na região da Vila Mariana e as obras começarão na próxima segunda-feira (4).
Detalhes sobre o projeto
Ricardo Nunes anunciou que o valor do projeto será inferior ao estimado em 5% devido a um desconto oferecido pela concessionária Urbia. “Este é um bom entendimento e será mais vantajoso”, afirmou. Além disso, a Urbia Parques garantiu que a operação será mais eficaz, devido à sua responsabilidade atual na gestão do parque.
Quando a reforma será concluída?
Em relação ao prazo, o projeto será concluído em 16 meses, cerca de 60 dias antes do previsto. Durante todo o processo, o Tribunal de Contas do Município (TCM) acompanhará o trabalho. O diretor comercial da Urbia, Samuel Lloyd, também confirmou o compromisso da empresa com a manutenção preventiva e corretiva.
O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, expressou sua satisfação com os termos acordados. “Esta recuperação de um patrimônio tombado, respeita os princípios de vantagem e economia que norteiam qualquer contratação de obra pública, garantindo eficiência e uma relação de custo-benefício expressiva”, disse ele.
A importância da Marquise do Ibirapuera
A Marquise do Parque Ibirapuera, um ícone arquitetônico da cidade, foi projetada por Oscar Niemeyer e outros renomados arquitetos, como Hélio Uchoa Cavalcanti, Eduardo Kneese de Mello e Zenon Lotufo. O parque, um dos cartões portais de São Paulo, recebe mensalmente cerca de 1,3 milhão de visitas.
Já em fevereiro de 2019, trechos da estrutura da marquise foram isolados devido a danos na impermeabilização, infiltrações, segregação do concreto e corrosão da armadura. Por isso, a renovação é uma necessidade urgente.
A Urbia assumiu a gestão do parque em outubro de 2020, e seu contrato de 35 anos proporcionará uma economia de mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos no decorrer do prazo, segundo a Prefeitura.
A recuperação deste importante marco histórico e arquitetônico é uma notícia bem-vinda para a cidade de São Paulo e seus visitantes. A Marquise do Ibirapuera, logo, retomará sua antiga glória para deleite e admiração de todos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)