Prefeitura de Campinas anuncia esterilização de capivaras para combate à febre maculosa
Para conter a reprodução de capivaras hospedeiras do carrapato-estrela e, consequentemente, reduzir a incidência da febre maculosa em Campinas, a Prefeitura anunciou nesta terça-feira (16) o processo de licitação para captura, esterilização e microchipagem dos roedores que vivem nos dez principais parques da cidade...
Para conter a reprodução de capivaras hospedeiras do carrapato-estrela e, consequentemente, reduzir a incidência da febre maculosa em Campinas, a Prefeitura anunciou nesta terça-feira (16) o processo de licitação para captura, esterilização e microchipagem dos roedores que vivem nos dez principais parques da cidade.
“Durante o procedimento, os animais serão capturados, identificados, microchipados, alimentados, examinados e encaminhados para um centro cirúrgico onde serão esterilizados. Depois, as capivaras serão devolvidas ao local onde vivem.”, explicou um porta-voz da prefeitura.
Esterilização de 200 Capivaras
A Secretaria do Verde da Prefeitura de Campinas estima que cerca de 200 capivaras serão esterilizadas durante a campanha, que será realizada em dez parques da cidade.
Os parques que serão contemplados em primeira instância são:
-
- Lago do Café
-
- Lagoa do Taquaral
-
- Parque das Águas
-
- Lagoas do Comando do Exército
-
- Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim
-
- Lagoa do São Domingos
-
- Parque Ecológico do Jambeiro
-
- Lagoa da Escola de Cadetes
-
- Parque Linear Ribeirão das Pedras
-
- Parque Linear Lagoa do Mingone
Custo do Trabalho
Os editais para a licitação do trabalho envolvendo as capivaras serão publicados na quinta-feira (18) no site da prefeitura. Dois editais serão disponibilizados, um para o serviço médico veterinário de vasectomia e salpingectomia das capivaras e outro para a prestação de serviço de captura, manejo e devolução dos animais aos parques de origem.
Estima-se que o custo unitário da captura seja de R$2.470,00 enquanto cada procedimento de esterilização custará R$2.725,00.
Febre Maculosa em Campinas
Em 2022, Campinas registrou 11 casos confirmados de febre maculosa, 7 dos quais resultaram em mortes. Dos 11 casos, 9 foram de transmissão dentro do município. Este número é similar ao do ano anterior, quando foram confirmados 10 casos, 7 deles com óbito e 9 foram transmitidos localmente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)