Prefeito de Borba se entrega à Polícia Federal no Amazonas
O prefeito do município de Borba (AM), Simão Peixoto (MDB), se entregou à Polícia Federal (PF). Peixoto era considerado foragido desde a tentativa de prisão realizada pela PF nesta terça-feira, 9...
O prefeito do município de Borba (AM), Simão Peixoto (MDB), se entregou à Polícia Federal (PF). Peixoto era considerado foragido desde a tentativa de prisão realizada pela PF nesta terça-feira, 9.
De acordo com informações da PF, o prefeito é suspeito de manipular testemunhas em uma investigação que apura desvios de recursos públicos destinados à compra de merenda escolar durante o ano de 2020, período marcado pela pandemia da Covid-19.
A operação Voz do Poder resultou no mandado de prisão e no afastamento do prefeito de suas funções públicas pelo prazo de seis meses.
Durante as investigações, foram encontrados indícios de que os kits de merenda escolar fornecidos não continham ou possuíam uma quantidade muito reduzida de carne bovina, diferente do que havia sido contratado.
A PF identificou a ausência de charque nos kits, indícios de falsificação nos recibos de entrega e possíveis pagamentos sem comprovação documental.
A decisão da PF em solicitar a prisão do prefeito foi baseada em uma reunião por videoconferência entre Peixoto e servidores municipais intimados pela Polícia Federal para prestar esclarecimentos relacionados à investigação da merenda.
Durante o encontro, segundo a PF, o prefeito teria oferecido assistência jurídica e até mesmo frete de avião, custeados pela Prefeitura, aos servidores. Os investigadores acreditam que essa ação poderia representar uma tentativa de influenciar indevidamente as testemunhas, comprometendo a integridade e a credibilidade das investigações em curso.
Esta não é a primeira vez que o prefeito Simão Peixoto enfrenta problemas com a Justiça. Em maio do ano passado, ele foi alvo de uma operação do Ministério Público que investigava os crimes de associação criminosa, fraudes em licitação, lavagem de dinheiro e corrupção.
Na ocasião, o prefeito e outros agentes públicos foram afastados de seus cargos por 90 dias. Peixoto se apresentou após ter o mandado de prisão expedido e, em julho, foi solto para responder em liberdade.
Prefeito de Borba enfrenta vereador dentro de ringue
Simão Peixoto, e o ex-vereador Erineu Alves Da Silva, o Mirico, se enfrentaram em uma luta em um ringue em 2021.
Segundo o portal local BNC, o prefeito foi desafiado por Mirico, que aceitou o combate.
Em setembro do mesmo ano, Mirico publicou vídeo criticando o prefeito pela má conservação do balneário da cidade. Ainda segundo o portal, ingressos para o confronto foram vendidos por 100 reais.
O prefeito levou vários chutes, mas foi declarado vencedor pelos juízes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)