PP testa nome de Tereza Cristina para a Presidência em 2026
A senadora do Mato Grosso do Sul aparece com 7,4% das intenções de voto no levantamento contratado junto ao Instituto Paraná
A exemplo do PL, que tem testado o nome da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em pesquisas eleitorais, o PP incluiu o nome da senadora Tereza Cristina (PP-MS) em um levantamento contratado junto ao Instituto Paraná em agosto com candidatos à Presidência da República em 2026, registrou O Globo.
Na sondagem, a ex-ministra da Agricultura de Jair Bolsonaro (PL) foi colocada como a candidata da direita e apareceu em quarto lugar, com 7,4% das intenções de voto. Nas primeiras posições ficaram o presidente Lula (PT), com 37,4%; Ciro Gomes (PDT), com 12%; e Simone Tebet (MDB), com 8,5%.
O nome de Tereza Cristina também foi testado em um possível segundo turno contra Lula. Neste cenário, o petista tem 45,6% das intenções de voto, ante 31,7% da senadora.
O resultado da pesquisa foi apresentado em um almoço realizado na casa do presidente do PP, Ciro Nogueira. Tereza Cristina, diz o jornal, estava presente.
Como seria o desempenho de Michelle Bolsonaro?
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) apareceu à frente do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na disputa para suceder Jair Bolsonaro nas eleições de 2026. Os nomes de Michelle e Tarcísio foram testados pelo Instituto Paraná, em uma pesquisa nacional encomendada pelo PL, de Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, em janeiro de 2024.
Em uma sondagem estimulada com Michelle como candidata, Lula (PT) lidera a corrida pelo Palácio do Planalto, com 37,6% das intenções de voto. A ex-primeira-dama aparece em segundo lugar, com 23%, seguida por Ciro Gomes (PDT), 9,3%, Romeu Zema (Novo), 6,5%, Ratinho Junior (PSD), 5,1%, Ronaldo Caiado (União), 1,9%, e Helder Barbalho (MDB), 0,9%. Brancos e nulos somam 11,2% e indecisos, 4,4%.
Em outro cenário, com o governador de São Paulo como candidato, Lula aparece em primeiro lugar, com 37,4% das intenções de voto, seguido por Tarcísio, com 17,4%, Ciro Gomes, 10,3%, Ratinho Junior, 6,2%, Romeu Zema, 5,8%, Ronaldo Caiado, 2,1%, e Helder Barbalho, 1,1. Brancos e nulos têm 15,1% e indecisos, 4,5%.
Em outro levantamento, realizado em março de 2024, Michelle Bolsonaro apareceu com 30,9% das intenções de voto contra 36% de Lula. Ciro Gomes, nesta simulação, teria 8,7% das intenções de voto contra 6,9% de Simone Tebet e 2,2% de Eduardo Leite.
Quando o eleitor foi questionado sobre um cenário em que há apoio explícito de Jair Bolsonaro à sua esposa em uma disputa presidencial, foi registrado um empate técnico entre Lula e a ex-primeira-dama.
Neste cenário, Lula teria 44,5% das intenções de voto e Michelle Bolsonaro 43,4%.
Leia também: Tarcísio de Freitas é uma opção a Bolsonaro, mas a direita bolsonarista quer?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)