Porto Alegre teve a volta das aulas em 19 escolas municipais nesta 2°feira
Com muitas unidades ainda em recuperação, a volta às aulas ocorre de forma gradativa.
Após semanas de intensas chuvas e inundações, a volta as aulas em 19 escolas municipais de Porto Alegre começaram nessa segunda-feira, 20.
Com muitas unidades ainda em recuperação, a volta às aulas ocorreu de forma gradativa, visando o bem-estar dos estudantes.
Esse movimento simboliza um sinal de recuperação e esperança para a cidade e para os alunos que, após um período tumultuado, poderão retomar suas atividades acadêmicas.
Volta as aulas nas escolas de Porto Alegre
Neste retorno estruturado, segundo o cronograma da prefeitura, 19 escolas estão reabriram nesta segunda-feira, seguidas por outras 14 na terça-feira, 21, e 4 na quarta-feira, dia 22.
A decisão de reabertura abrange apenas as escolas que não foram diretamente afetadas pelas enchentes e que possuem serviços básicos de infraestrutura recuperados, como abastecimento de água e energia elétrica.
Ação de reintegração dos alunos e funcionários
A estratégia adotada pelas autoridades educacionais de Porto Alegre, enfoca não apenas a continuidade educacional, mas também o acolhimento emocional dos estudantes e funcionários afetados.
Atividades lúdicas e recreativas serão prioritárias nas primeiras semanas para suavizar o impacto psicológico provocado pelas chuvas.
Além disso, os funcionários que foram diretamente afetados pelas enchentes recebem um suporte especial, com um retorno ao trabalho planejado para garantir que também estejam em condições favoráveis.
Situação das escolas ainda fechadas
A magnitude do desastre foi tal que, apesar dos esforços, muitas escolas ainda enfrentam problemas severos.
Dano significativo à infraestrutura, como alagamentos e destelhamentos, mantêm algumas unidades fechadas.
A prefeitura e o estado continuam trabalhando para reparar e garantir um ambiente seguro para o retorno de todos os estudantes.
- Total de escolas estaduais: 2.340
- Escolas que já retomaram as aulas: 1.680 (71,7% do total)
- Escolas fechadas sem previsão de abertura: 491
Perante a situação excepcional, foram tomadas medidas para flexibilizar os requisitos acadêmicos.
Escolas de ensino fundamental, médio e superior não precisam cumprir o mínimo de dias letivos, contanto que as horas letivas anuais sejam garantidas.
Para a educação infantil, o cumprimento dos dias e da carga horária mínima anuais também foi dispensado, permitindo um ajuste mais amigável às necessidades atuais dos educandos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)