Porto Alegre corre risco de novas enchentes?
As enchentes na capital gaúcha são causadas pela elevação dos níveis do Guaíba, que recebe águas de diversos rios importantes do estado.
A cidade de Porto Alegre está novamente em alerta para enchentes devido às fortes chuvas que assolam o Sul do Rio Grande do Sul.
Embora muitas pessoas ainda estejam se recuperando das enchentes históricas de maio, as recorrentes precipitações intensas aumentam a preocupação com novas inundações.
As enchentes em Porto Alegre são causadas pela elevação dos níveis do Guaíba, que recebe águas de diversos rios importantes do estado.
A compreensão da dinâmica das enchentes requer um olhar mais atento para a geografia e hidrologia da macrobacia do Guaíba.
Enchentes em Porto Alegre
A subida das águas do Guaíba, que recebe contribuições de vários rios, como Jacuí, Taquari, Caí, Sinos e Gravataí, é a principal causa das enchentes na capital gaúcha.
Esses rios, por sua vez, são alimentados por rios menores e arroios que compõem suas bacias hidrográficas.
Enchente em Porto Alegre: Qual é o risco atual?
Atualmente, o nível do Guaíba encontra-se em uma situação estável.
Na tarde da última terça-feira, 24, a régua da TideSat no Cais Mauá, no centro de Porto Alegre, marcou 0,98 metro, estando dentro do normal para a época do ano.
Este valor está um metro abaixo do nível de cheia e dois metros abaixo da cota de transbordamento.
Origem das chuvas que causam enchentes em Porto Alegre
Para que ocorram enchentes em Porto Alegre, é necessário que chova muito nas bacias dos rios que alimentam o Guaíba, localizadas principalmente na metade Norte do estado.
Chuvas intensas na metade Sul não são suficientes para elevar significativamente o nível do Guaíba.
Chuva na metade Sul x Metade norte do Estado
Até o momento, as chuvas mais intensas estão concentradas na metade Sul do Rio Grande do Sul.
Conforme os modelos de previsão, as próximas precipitações também trarão volumes significativos de água para a bacia do Jacuí e outras bacias que desembocam no Guaíba, com destaque para a parte intermediária e final destas bacias.
Previsão do tempo para os próximos dias
A previsão indica chuvas volumosas principalmente no final da quarta-feira, 25, durante a quinta-feira e parte da sexta-feira, especialmente nas bacias dos rios Jacuí e Caí, entre outras.
Apesar do aumento no nível do Guaíba ser inevitável, não se espera uma cheia que ameace a área não insular de Porto Alegre de forma similar às enchentes de maio.
Precauções necessárias
Embora uma grande enchente não seja prevista, a atenção deve ser mantida, especialmente considerando a possibilidade de alagamentos urbanos devido às chuvas intensas e a condição da rede de esgotos, que ainda pode estar comprometida pela enchente anterior.
Locais como o Quarto Distrito e a região da Avenida Sertório devem ser monitorados de perto.
Para saber da importância da previsão do tempo no seu dia a dia, clique aqui.
Fonte: MetSul Meteorologia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)