Por que a bancada do RJ na Câmara quer um novo Censo
Deputados do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados querem que o IBGE realize um novo Censo Demográfico...
Deputados do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados querem que o IBGE realize um novo Censo Demográfico. A proposta é uma tentativa da bancada de evitar a perda de cadeiras na Casa, já que a representatividade de cada estado depende do número de habitantes contabilizados.
À CNN Brasil, o deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) afirmou que os procedimentos adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são “questionáveis” e que, como a “porta de entrada para o Brasil”, o estado precisa ter relevância no Parlamento.
Além do Rio, que pode perder quatro vagas na Câmara, Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul podem ceder duas cadeiras, enquanto Alagoas e Pernambuco podem ter uma cadeira a menos.
Há dez dias, a deputada Dani Cunha (União-RJ) protocolou um projeto de lei complementar para realizar um novo censo com parâmetros diferentes. O texto determina que a contagem da população seja “aberta compulsoriamente a adesão da população, previamente ao seu início, por meio eletrônico, onde se coletarão os dados pessoais de cada morador de cada localidade, incluindo, quando existente, o número de CPF, de título eleitoral e de registro civil”.
“Não parece crível, a quem vive no Rio de Janeiro, a redução da população em determinadas áreas do Estado, onde sabemos as dificuldades de acesso à população real, em função do domínio das áreas mais carentes”, diz o texto.
“Temos que criar mecanismos compulsórios de aferir a população, sem ‘achismo’ de quantidade existente em determinadas regiões, onde
estimativas absurdas, acabam por substituir a população existente”, acrescenta.
Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a revisão do número de cadeiras na Câmara precisa ser feita até 30 de junho de 2025. Caso não seja realizada, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fazer recálculo das vagas.
O Censo 2022 custou cerca de 2,3 bilhões de reais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)