Pôr do Sol avermelhado traz riscos ao Sul do país
Pôr do sol avermelhado encanta moradores do Sul, mas alerta para riscos à saúde causados pela poluição do ar.
O pôr do sol avermelhado trouxe um espetáculo visual aos moradores da região Sul do Brasil nestas quinta-feira (15) e sexta-feira (16). Contudo, além da beleza, a paisagem serve como um aviso sobre possíveis riscos à saúde. A espetacular coloração é resultado de baixa umidade do ar e altos níveis de poluentes na atmosfera.
As partículas de fumaça provenientes dos incêndios florestais no Norte e Centro-Oeste do Brasil foram transportadas pelos ventos até as cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Essas partículas ampliam a propagação de comprimentos de luz vermelhos, gerando o fenômeno visto nos últimos dias.
Nuvens de Fumaça e Impactos na Saúde
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alertas sobre a perda de visibilidade e os potenciais danos à saúde. Entre as recomendações estão o consumo de bastante água e a observação de sinais de irritação respiratória, como tosse, dificuldade para respirar e irritação nos olhos. No Norte do país, a Fiocruz Amazônia sugeriu que pessoas vulneráveis utilizem máscaras para proteção.
Por Que as Queimadas Afetam Tanto?
Segundo o epidemiologista Jesem Orellana, da Fiocruz Amazônia, a fumaça contendo resíduos das queimadas pode adentrar pelos pulmões e se espalhar pela corrente sanguínea, ocasionando inflamações em diversas áreas do corpo. As reações inflamatórias do organismo podem levar a problemas que necessitam de cuidados médicos, especialmente para populações vulneráveis.
O Que Fazer em Caso de Exposição à Fumaça?
A Defesa Civil de Santa Catarina e a Fiocruz Amazônia forneceram uma série de recomendações para ajudar a população afetada a se proteger dos perigos da fumaça. Veja abaixo as principais sugestões:
- Ficar em ambientes fechados sempre que possível, especialmente nos horários de pico da fumaça.
- Utilizar umidificadores de ar ou toalhas úmidas nos ambientes internos para melhorar a qualidade do ar.
- Evitar atividades físicas intensas ao ar livre, que podem agravar problemas respiratórios.
Quais são os Efeitos das Micropartículas na Saúde?
Orellana explica que as micropartículas provenientes das queimadas podem provocar problemas respiratórios graves. Muitas dessas partículas se depositam em áreas sensíveis do corpo, causando reações que podem levar a inflamações contínuas e enfermidades severas, exigindo intervenção médica.
Voos Cancelados Devido à Fumaça das Queimadas
Pelo menos quatro voos com destino a Porto Velho, em Rondônia, foram desviados ou cancelados entre quarta-feira (14) e quinta-feira (15) devido às condições climáticas desfavoráveis causadas pela fumaça das queimadas. A cidade amanheceu encoberta por uma densa camada de fumaça, impactando a visibilidade e a saúde dos moradores.
As recomendações das autoridades e especialistas são de grande importância para minimizar os danos à saúde durante esses fenômenos. Seguir as orientações pode ajudar a proteger a população dos riscos que a fumaça traz consigo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)