Por Alcolumbre, PT ensaia nova dobradinha com PL
Partidos de Lula e Jair Bolsonaro já declararam apoio à candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara
Com nove senadores, o PT, do presidente Lula, estaria decidido a apoiar a candidatura de Davi Alcolumbre (União-AP) à presidência do Senado em 2025, informou o Valor. Se o apoio for confirmado, o partido reeditará no Senado a dobradinha com o PL feita na Câmara dos Deputados em torno da candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB).
“Davi [Alcolumbre] tem um compromisso com a governabilidade do país. Ele vai encaminhar os pontos da pauta econômica, da pauta que ajuda a destravar e desenvolver o país. Esse foi nosso ponto de partida”, afirmou o senador Beto Faro (PT-BA, foto), líder da sigla no Senado, ao jornal.
O anúncio oficial, no entanto, deve acontecer na semana que vem, após encontro da bancada, que é a quarta maior do Senado, com Lula e Alcolumbre o Palácio do Planalto.
Segundo Faro, Alcolumbre já prometeu à bancada petista um espaço relevante nas comissões do Senado.
“O PT quer estar nas principais comissões. Nós somos a quarta maior bancada do Senado. Deixamos claro o nosso desejo de garantir a nossa proporcionalidade, a nossa força política, é o partido do presidente da República. A gente não quer nada mais que isso”, disse.
PL declara apoio a Alcolumbre
O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), declarou apoio de seu partido na quarta-feira, 30, à candidatura de Alcolumbre à presidência do Senado.
À imprensa, Marinho disse que a decisão de apoiar Alcolumbre é estratégica para que a oposição ocupe comissões permanentes e consiga “trabalhar pautas importantes”.
“Nós acreditamos que essa nossa decisão fortalece a candidatura do senador Davi Alcolumbre. Nós esperamos que a Casa seja levada em consideração, em primeiro lugar, que haja uma democracia interna respeitando a posição de cada um dos integrantes. Quem faz oposição, tem a possibilidade de fazer oposição na sua plenitude. Quem é ligado ao governo, da mesma maneira“, afirmou.
PT e PL estão com Hugo Motta na Câmara
Como mostramos, Hugo Motta conseguiu a adesão dos parlamentares do PT e do PL à sua candidatura à presidência da Câmara, isolando Elmar Nascimento (União-BA) na disputa.
O anúncio do PT ocorreu após uma reunião da bancada, que contou com a presença do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
Odair Cunha (MG), líder do partido na Câmara, declarou à imprensa: “Por entender que o deputado Hugo Motta está preparado para continuar um trabalho de representação, que dialogue com as preocupação do povo brasileiro em torno de temas que nós julgamos importantes. A presidência do deputado Hugo e a consolidação deste bloco significa o funcionamento desta casa tão importante”.
Já o PL reuniu o líder Altineu Côrtes (RJ) e o segundo-vice-presidente da Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), para formalizar o embarque na candidatura de Hugo Motta.
No entanto, a legenda ressaltou que vai impor o diálogo com uma comissão, que vai elencar interesses prioritários, como condição para fechar unanimidade no apoio a Motta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)