Ponte sobre o Rio Caeté na BR-364 é nova preocupação do Dnit
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Ponte sobre o Rio Caeté na BR-364 é nova preocupação do Dnit

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3 minutos de leitura 11.01.2025 08:47 comentários
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Ponte sobre o Rio Caeté na BR-364 é nova preocupação do Dnit

A ponte sobre o Rio Caeté pode ser interditada devido a deslocamentos estruturais. O Dnit planeja uma nova ponte e oferece alternativas para a travessia

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Ponte sobre o Rio Caeté na BR-364 é nova preocupação do Dnit
Reprodução/Google Street View

A ponte situada no quilômetro 10 da BR-364, sobre o Rio Caeté, em Sena Madureira, no Acre, enfrenta uma iminente interdição, prevista até o próximo sábado. Esta decisão, divulgada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), decorre de um monitoramento contínuo que evidenciou o deslocamento de 2,5 metros da estrutura ao longo dos últimos 15 anos, colocando em risco a segurança do tráfego na área.

A ponte, classificada como risco 1, é construída com uma estrutura metálica e parte em concreto. Segundo o Dnit, essa classificação se deve ao movimento registrado no local, que se diferencia das características de outras pontes metálicas, como as do Maranhão. A movimentação do talude na margem do rio exerce pressão sobre os apoios, aumentando o perigo de colapso estrutural.

Por que a Ponte sobre o Rio Caeté Está em Risco?

Desde 2022, o Dnit tem intensificado o monitoramento da ponte sobre o Rio Caeté, após decretar a primeira situação de emergência na região. A análise detalhada, realizada a partir de 2023, revelou que a ponte apresenta dois platôs em sua base, causando deslocamentos na horizontal. Este movimento já somou impressivos 5 centímetros apenas entre setembro e novembro de 2024, consolidando a necessidade de intervenção urgente.

Os estudos realizados indicam que soluções paliativas não seriam eficazes para restaurar a segurança. A proposta é a construção de uma nova ponte, com a desmobilização da estrutura atual e possível realocação para outras regiões.

Quais São as Alternativas para a Travessia?

Enquanto a nova ponte não é construída, o Dnit aponta alternativas para garantir a passagem segura entre os municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano, incluindo Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Dentre as soluções provisórias, destaca-se o uso de uma balsa com capacidade para até 300 toneladas, além da possível instalação de uma ponte metálica militar para veículos leves.

Durante o verão, a balsa poderá operar como uma ponte, permitindo o fluxo contínuo em ambos os sentidos. Adicionalmente, o Batalhão de Engenharia de Construção está avaliando a viabilidade de proporcionar infraestrutura para facilitar o trânsito de veículos pequenos na região.

Quais São os Próximos Passos?

O processo para a construção da nova ponte deve iniciar com a licitação em junho e terá um prazo estimado de 18 meses para a conclusão. O Dnit enfatiza a urgência da situação, garantindo que todas as medidas estão sendo avaliadas para priorizar a segurança de quem utiliza a BR-364.

Interessante notar que o uso da balsa será isento de cobranças dos usuários, uma vez que a mesma será custeada pelo Dnit. Ajustes nos acessos à balsa já estão em andamento, garantindo que o serviço seja eficiente e seguro durante o período de transição.

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