Polícia vai usar reconhecimento facial durante Carnaval do RJ
Mais de 12.100 policiais militares estarão presentes nos eventos do Carnaval para reforçar a segurança tanto na capital quanto no interior
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, revelou hoje o plano operacional do estado para o Carnaval de 2024. Com o intuito de garantir a segurança dos foliões, o evento contará pela primeira vez com reconhecimento facial e um reforço no número de policiais.
De acordo com o governo, mais de 12.100 policiais militares estarão presentes para reforçar a segurança tanto na capital quanto no interior. Esse número representa um aumento de 5% em relação ao ano anterior.
Reconhecimento Facial
O videomonitoramento com reconhecimento facial, utilizado pela primeira vez este ano pela Polícia Militar, estará presente na orla da capital, Sambódromo, estações de metrô e Supervia. Todas as imagens captadas serão transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), afirmou o governo.
“Fizemos um investimento de R$ 62,5 milhões, o maior da história do Carnaval do Rio de Janeiro, destinado às escolas de samba, a um novo calendário de eventos durante todo o ano na Cidade do Samba, e nos blocos e outras manifestações culturais“, afirmou o governador.
Reforço na segurança
Para garantir a segurança dos foliões, será montado um posto avançado da 6ª DP (Cidade Nova) e unidades especializadas da Polícia Civil na Marquês de Sapucaí, no Setor 11. Além disso, seis torres de observação serão instaladas ao longo da Avenida Presidente Vargas e haverá monitoramento por drones durante todo o evento.
Serão realizadas revistas com 250 detectores de metais nos megablocos no Centro do Rio, assim como nas estações de metrô da Zona Sul (Copacabana, Ipanema e Leblon).
A segurança das mulheres também foi intensificada. Durante o Carnaval, o lema “Ouviu um não? Respeite a decisão” ganhará ainda mais espaço. O aplicativo Rede Mulher, o 190RJ da Polícia Militar, a Patrulha Maria da Penha (com 46 viaturas), o programa Empoderadas e o reforço de policiais civis nas 14 Delegacias de Atendimento à Mulher farão parte das estratégias do governo.
Campanha contra a dengue
A campanha “Contra a dengue todo dia” tem como objetivo conscientizar e mobilizar a população no combate à doença. A ação reforçará as medidas do Estado no atendimento à população e incentivará o envolvimento de todos, com a distribuição de repelentes, adesivos, bandanas e chapéus com alertas sobre a doença para o público no Sambódromo.
Bafômetro no Sambódromo
No Sambódromo, haverá teste de bafômetro nos motoristas dos carros alegóricos dos grupos Ouro e Especial. Além disso, blitzes diurnas e noturnas serão realizadas nas ruas e estradas, contando também com o auxílio de drones para evitar fugas e trocas de condutores de veículos interceptados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)