Polêmica: Americanas oferece antecipação de FGTS como forma de pagamento
Americanas causa polêmica ao oferecer antecipação de FGTS como forma de pagamento.
A varejista está provocando controvérsia na internet após uma foto circular pelas redes sociais de uma de suas lojas ofertando como forma de pagamento a “Antecipação FGTS Aniversário”.
Após diversas críticas e questionamentos feitos por usuários, entendeu-se que a proposta se refere a uma linha de crédito que antecipa o valor das parcelas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Normalmente, os trabalhadores que optaram pelo serviço de saque-aniversário têm direito a retirar uma parte de seus recursos anualmente, durante o mês de seu aniversário.
Entretanto, a oferta não deixava explicito que essa se tratava de uma linha de crédito, cuja utilização implica a cobrança de juros.
Dúvidas sobre as taxas cobradas
Procurada para prestar esclarecimentos sobre a situação, o Americanas ainda não apresentou quais seriam as taxas que a Ame, a financeira da marca, estaria cobrando nessa modalidade.
A empresa emitiu um comunicado explicando que o produto financeiro mencionado – o FGTS – é amplamente utilizado por diversos setores da economia, inclusive pelo varejo.
Segundo o Americanas, a opção do saque aniversário do FGTS poderia ser utilizada para compras em várias categorias da sua rede de lojas.
A empresa ressaltou, obrigatoriamente, que a utilização da linha de crédito é apenas mais uma alternativa de pagamento disponível ao consumidor.
Reações na internet
A publicação da foto que indicava a forma de pagamento na loja gerou uma série de publicações nas redes sociais, com diversas pessoas expressando suas opiniões e questionamentos.
No entanto, esta não é a primeira vez que o Americanas se encontra no meio de uma polêmica.
A empresa apresentou um prejuízo de R$ 4,6 bilhões entre janeiro e setembro de 2023.
Na visão do mercado, estratégias como essa parecem ser uma tentativa de aumentar a base de clientes e atrair mais vendas, especialmente em um contexto de recessão econômica e alta taxa de desemprego.
Contudo, é essencial que haja total transparência nas operações financeiras, para que os consumidores entendam completamente as condições e possíveis riscos associados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)