Plano Teich não tem apoio de estados e municípios
Nelson Teich decidiu cancelar nesta quarta-feira (13) a coletiva de imprensa que concederia para anunciar os detalhes de seu plano para orientar estados e municípios a adotar diferentes tipos de isolamento social...
![Plano Teich não tem apoio de estados e municípios](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2020/04/15739945-high-1024x683.jpeg)
Nelson Teich decidiu cancelar nesta quarta-feira (13) a coletiva de imprensa que concederia para anunciar os detalhes de seu plano para orientar estados e municípios a adotar diferentes tipos de isolamento social.
O ministro chegou a apresentar as diretrizes do plano na segunda-feira (11), mas os destalhes seriam repassados hoje.
Ocorre que o plano Teich não tem apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Os presidentes dos conselhos acreditam que a divulgação da estratégia poderia soar como apoio à flexibilização das medidas restritivas dos estados enquanto o Brasil segue em curva crescente de mortes pela doença.
Eles criticam também alguns indicadores imprecisos no plano, como a quantidade de respiradores, EPIs e leitos ocupados, que variam diariamente.
Um dos críticos é o presidente do Conass e secretário de Saúde do Pará, Alberto Beltrame. Ele é próximo de Osmar Terra e chegou a suceder o deputado no Ministério do Desenvolvimento Social em 2018, durante o governo Michel Temer.
Em nota, o Ministério da Saúde confirmou que não há consenso sobre o plano e que vai “aprofundar” as discussões com o Conass e o Conasems.
“O objetivo era ter um plano construído em consenso. No entanto, esse entendimento não foi obtido nas reuniões conduzidas até o momento. Devido a complexidade de organização de orientações para um país continental, observando as diversas realidades locais e cenários diferenciados em relação ao Covid-19, a discussão entre Ministério da Saúde, Conass e Conasems sobre diretrizes será aprofundada.”
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)