Planalto envia maior parte do orçamento secreto ao Nordeste
Preocupado com sua rejeição no Nordeste, governo Bolsonaro enviou a maior parte do orçamento secreto para a região, diz O Globo. "O governo Jair Bolsonaro carimbou 42,4% das emendas do relator"...
Preocupado com sua rejeição no Nordeste, governo Bolsonaro enviou a maior parte do orçamento secreto para a região, diz O Globo.
“O governo Jair Bolsonaro carimbou 42,4% das emendas do relator, que compõem o chamado orçamento secreto, desde que esse tipo de emenda foi criada, em 2020. Nenhuma outra região do país recebeu tantos recursos do orçamento – R$ 7,7 bilhões, dos R$ 21,7 bilhões enviados pelos parlamentares a suas bases por esse tipo de emenda”, diz a reportagem, que menciona que os dados foram compilados pelo cientista político Bruno Carazza e franqueados à equipe.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI) coordenam a distribuição das emendas. Até o STF mandar o Congresso informar quanto dinheiro cada parlamentar enviou e para onde, não era possível como saber quem estava apadrinhando quais emendas. O levantamento de Carazza foi realizado a partir da consulta de notas de empenho das verbas liberadas.
De acordo com dados do TSE, o Nordeste concentra 40,2 milhões de eleitores aptos a votar, o que corresponde a 26,8% do eleitorado brasileiro. A região fica atrás somente do Sudeste, que tem 63,7 milhões de eleitores. Entre eleitores do Nordeste, a vantagem de Lula para Bolsonaro é de 45 pontos percentuais, segundo a pesquisa Datafolha divulgada na semana passada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)