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PL das Fake News torna inviável publicidade na internet, diz associação de empresas

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Cedê Silva
2 minutos de leitura 10.12.2021 06:45 comentários
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PL das Fake News torna inviável publicidade na internet, diz associação de empresas

O IAB Brasil, que reúne empresas de mídia interativa, publicou nota nesta quinta (9) afirmando que o PL das Fake News torna inviável a publicidade direcionada - ou seja, os anúncios na internet dirigidos a usuários de acordo com suas características e comportamento...

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Cedê Silva
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PL das Fake News torna inviável publicidade na internet, diz associação de empresas
Foto: Tracy Le Blanc/Pexels

O IAB Brasil, que reúne empresas de mídia interativa, publicou nota nesta quinta (9) afirmando que o PL das Fake News torna inviável a publicidade direcionada – ou seja, os anúncios na internet dirigidos a usuários de acordo com suas características e comportamento.

A publicidade direcionada aparece em serviços como Google, Facebook e Instagram: usuários diferentes veem anúncios diferentes nas mesmas plataformas.

O projeto de lei, de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e hoje relatado na Câmara por Orlando Silva (PCdoB-SP), já passou por várias versões.

Na mais recente, um parágrafo diz assim: “Fica vedada a combinação do tratamento de dados pessoais dos serviços essenciais dos provedores [de serviços e redes sociais] com os de serviços prestados por terceiros, quando tiverem como objetivo exclusivo a exploração direta e indireta no mercado em que atua ou em outros mercados”. 

Para a IAB Brasil, os novos dispositivos “tornam inviável e ilegal a atividade econômica da publicidade direcionada, que hoje é exercida de forma regular e de acordo com ordenamentos como Marco Civil da Internet e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”.

A instituição acrescentou: “Os impactos serão irreversíveis para a publicidade digital, um setor fundamental para a economia e que, somente em 2020, movimentou R$ 23 bilhões, sendo 90% deste investimento destinado a anúncios segmentados”.

O atual presidente do IAB Brasil é Marco Bebiano, diretor do Google para bens de consumo e tecnologia. Também integra a diretoria da organização o diretor jurídico do Twitter para América Latina e Canadá, Diego Gualda.

Em seu parecer, Orlando Silva escreveu que os parágrafos sobre tratamento de dados foram sugestão de Silvio Costa Filho (Republicanos-PE).

Leia tambémPL das Fake News cria “segundo regime” para políticos, diz pesquisador

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Cedê Silva

Cedê Silva é formado em Jornalismo pela UFMG e em Relações Internacionais pela PUC Minas. Começou a carreira como repórter do Estado de Minas, passou pelo Estadão, Veja BH e CQC, onde criou o quadro 'Choque de Realidade'. Desembarcou em 2019 em O Antagonista, com a missão de expor os absurdos diários da política de Brasília com reportagens em vídeo. É apresentador do Campeonato Brasileiro de Debates.

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