Pix Automático: conheça todas as vantagens da nova funcionalidade
O especialista em pagamentos, Cristiano Maschio, explica que a nova funcionalidade será obrigatória em todas as instituições financeiras.
As regras para implementação do Pix Automático foram divulgadas pelo Banco Central (BC) ainda em dezembro de 2023 e de acordo com a instituição, a nova função vai possibilitar pagamentos com periodicidade definida, que serão realizados diretamente da conta do usuário, garantindo mais praticidade principalmente para pessoas jurídicas.
O lançamento está previsto para 2024, após um período de testes em outubro deste ano, de acordo com o portal Contábeis.
BC anuncia chegada do Pix automático em 2024
O especialista em pagamentos, Cristiano Maschio, explica que a nova funcionalidade será obrigatória em todas as instituições financeiras.
“O Pix automático será utilizado para pagamentos que tenham periodicidade definida. O valor será debitado diretamente da conta do usuário por meio de transferências instantâneas, simplificando os acordos para empresas”, afirma.
Os participantes que não se adequarem à nova função estarão sujeitos a multas por atrasos na oferta do serviço.
O que muda para as empresas?
“Empresas de todos os portes poderão habilitar o pagamento via Pix automático sem a necessidade de que haja um convênio delas com os bancos dos consumidores que pagam as contas”, acrescenta Maschio.
A expectativa é que essa opção de pagamento seja amplamente utilizada por empresas que demandem pagamentos recorrentes, como, por exemplo:
- Instituições de ensino,
- Administradoras de condomínios
- Clubes de assinatura
- Serviços de filmes e séries on line (streaming)
- Operadoras de planos de saúde
- Seguro
- Distribuidoras de energia e água.
O que acontece com o débito automático?
O Débito Direto Autorizado (DDA) é um serviço que permite o agendamento do pagamento do boleto para o dia do vencimento.
Já o débito automático realiza o pagamento diretamente na conta corrente, porém, pode ser cadastrado apenas para serviços que possuem consórcio com os bancos.
Diante do avanço do Pix automático, essas duas modalidades podem perder espaço, mas não necessariamente serão extintas, segundo Maschio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)