Pista do aeroporto de Porto Alegre pode precisar ser refeita
Alguns acreditam que a pista poderá ser utilizada imediatamente, outros defendem que será necessário reconstruir completamente o asfalto
O lago Guaíba, em Porto Alegre, tem apresentado uma significativa redução no seu nível de água, o que já possibilita a visualização de trechos da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho que estavam submersos por quase três semanas.
As operações do terminal foram suspensas no dia 4 de maio, quando a elevação do nível do Guaíba invadiu áreas da zona norte da capital, onde está localizado o aeroporto.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), é esperado que até sexta-feira, 24, ou sábado, 25, a água comece a baixar, permitindo assim que a pista seja totalmente revelada. O ministro afirmou em entrevista ao Bom Dia, Ministro, na manhã desta quarta-feira, 22, que a empresa concessionária Fraport, responsável pela administração do aeroporto, já iniciou uma análise detalhada da situação do terminal.
A pista terá que ser reconstruída?
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, ainda não há consenso sobre as condições da pista para retomar os voos. Alguns acreditam que ela poderá ser utilizada imediatamente, enquanto outros defendem que será necessário reconstruir completamente o asfalto e o solo, que foram danificados pela água. Costa Filho ressaltou que essa discussão só será possível quando houver uma análise técnica mais precisa. Enquanto isso, uma operação emergencial foi montada para lidar com a situação.
Em nota, a Fraport informou que a água dentro do terminal está abaixo de 1 metro, mas ressaltou que existem níveis diferentes em diferentes áreas do sítio aeroportuário. Após atingir a marca histórica de 5,33 metros no dia 6, o nível do Guaíba já está abaixo dos 4 metros nesta terça-feira, 21, registrando 3,91 metros na última medição realizada às 10h15.
Embora ainda esteja sendo avaliado o estrago causado pela inundação, já é certo que equipamentos e estruturas do primeiro pavimento do aeroporto foram danificados, além de hangares e aeronaves estacionadas que foram afetadas pelo alagamento.
Quando o aeroporto volta a funcionar?
Ainda não há previsão para o retorno das atividades do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que é o maior do Rio Grande do Sul e um dos mais movimentados do país. Como alternativa temporária, algumas companhias aéreas começaram a oferecer voos para a base aérea de Canoas (RS), na região metropolitana da capital, a partir desta terça-feira.
Embora seja uma base operada pela Força Aérea Brasileira, ela receberá voos comerciais emergenciais para reconectar o estado do Rio Grande do Sul à malha aeroviária nacional. O atendimento aos passageiros e o check-in serão realizados em um espaço adaptado no ParkShopping Canoas, localizado a 3 km da base.
A previsão é que os primeiros voos comerciais sejam retomados na segunda-feira (29). Até o momento, os gaúchos que precisam viajar para fora do estado têm que se deslocar para aeroportos do interior do Rio Grande do Sul ou para as cidades de Florianópolis e Jaguaruna, em Santa Catarina.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)