PF faz operação contra favorecimento de empresas na ANM
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (28), a Operação Grand Canyon II para combater o favorecimento de empresas em processos minerários na Agência Nacional de Mineração, ANM...
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (28), a Operação Grand Canyon II para combater o favorecimento de empresas em processos minerários na Agência Nacional de Mineração, ANM.
Cerca de 40 agentes foram mobilizados para cumprir nove mandados de busca e apreensão contra três servidores da agência, uma mineradora e seus dois sócios nos estados do Pará, Goiás e no Distrito Federal.
Em nota, a PF afirmou que o nome da operação faz referência à maneira como ocorreram os ilícitos sob investigação, semelhantes ao ocorrido em uma ação deflagrada em 2015.
“Naquela operação, verificou-se a atuação ilegal de servidores do então Departamento Nacional de Produção Mineral no Estado do Pará (DNPM/PA) em processos minerários, visando ao atendimento de interesses escusos de empresas mineradores em troca do recebimento de vantagem indevida”, disse.
Segundo a PF, a sociedade empresarial investigada opera em uma empresa de fachada por não estar sediada nos endereços cadastrados, não possuir frota de sua propriedade nem vínculos empregatícios registrados.
Ainda conforme a investigação, um dos servidores da ANM investigados atuou como advogado da mineradora beneficiada até meados de 2022, inclusive nos mesmos processos minerários sob investigação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)