PF faz buscas no Tribunal de Contas do Distrito Federal
A Polícia Federal cumpre nesta manhã mandados de busca e apreensão contra servidores do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). A 'Operação Pacare' foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ)...
A Polícia Federal cumpre nesta manhã mandados de busca e apreensão contra servidores do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). A ‘Operação Pacare’ foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), no âmbito de dois inquéritos.
Segundo a PF, as investigações têm como alvo “desde o pagamento e/ou recebimento de vantagens indevidas para a quitação de empenhos sem as observâncias dos requisitos legais até suposta intermediação e patrocínio de interesse privado junto ao Tribunal de Contas”.
Cerca de 32 policiais federais cumprem oito mandados.
Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, emprego irregular de verbas ou rendas públicas, corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e falsidade ideológica praticados por agentes públicos e empresários.
Em nota, a PF diz que o nome da operação faz alusão a palavra “pagar”, cuja origem etimológica vem do latim Pacare, “aplacar, satisfazer, apaziguar”.
Em fevereiro, Crusoé mostrou que uma briga entre conselheiros do TCDF havia chegado à Justiça.
Um deles resolveu registrar em cartório conversas do grupo de WhatsApp que integrava com os colegas de toga. Em um dos diálogos, ocorridos no ano passado, a então presidente do TCDFT, Anilcéia Machado, chamou dois conselheiros (Márcio Michel e REnato Rainha) de “bandidos”. “Estou muito decepcionada c o tribunal, acho que o cansaço bateu. Cansei de lutar sozinha em prol do tribuna e ver esses dois bandidos terem vitória aqui dentro.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)