PF combate fraudes relacionadas a repasse do ‘orçamento secreto’
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (2), a Operação Tira-Dente, para desarticular um grupo criminoso responsável pela inserção de dados manipulados nos sistemas do SUS para elevar o volume de repasses federais a municípios do Maranhão...
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (2), a Operação Tira-Dente, para desarticular um grupo criminoso responsável pela inserção de dados manipulados nos sistemas do SUS para elevar o volume de repasses federais a municípios do Maranhão.
Realizada em conjunto com a CGU, a ação cumpre 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Pedreiras, Bacabal, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues.
Segundo as investigações, a maioria dos recursos repassados irregularmente aos municípios são provenientes do orçamento secreto.
Com 39 mil habitantes, o município de Pedreiras “teria informado, em 2021, a realização de mais de 540 mil extrações dentárias, o que equivaleria à extração de 14 dentes de cada morador municipal”, informou a PF.
“A empresa investigada ocupa posição de destaque no ‘ranking’ das que mais receberam recursos públicos da saúde no período de 2019-2022 no estado do Maranhão, tendo sido beneficiada com mais de R$ 16 milhões em contratações públicas”, acrescentou a PF.
Os investigados podem responder por inserção de dados falsos, fraude à licitação, superfaturamento contratual, peculato e lavagem de dinheiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)