TSE disponibiliza consulta às pesquisas eleitorais registradas neste ano
A nove meses das eleições deste ano, quem quiser saber como estão as pesquisas eleitorais poderá consultá-las no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), no site do Tribunal Superior Eleitoral...
A nove meses das eleições deste ano, quem quiser saber como estão as pesquisas eleitorais poderá consultá-las no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), no site do Tribunal Superior Eleitoral.
Na página, poderão ser encontrados, por exemplo, detalhes sobre a pesquisa, como a empresa que a realizou, estatísticas sobre o público entrevistado e a metodologia utilizada.
Como mostramos, desde 1º de janeiro as entidades e empresas que realizarem pesquisas eleitorais são obrigadas a registrá-las no sistema até cinco dias antes da divulgação. Apesar da necessidade do registro da pesquisa, não existe a obrigatoriedade de divulgação dos resultados.
O pedido de registro deve ser acompanhado de informações de quem contratou a pesquisa; valor e origem dos recursos; metodologia e período de realização; e plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho a ser executado, intervalo de confiança e margem de erro.
Na prática, o interessado nas pesquisas pode obter informações como número de registro; período em que foi realizado o estudo; margem de erro; nível de confiança; quantidade de entrevistas; nome da entidade que fez o levantamento; e, se for o caso, de quem a contratou.
Segundo o TSE, a medida é importante para, por exemplo, evitar fake news sobre as candidaturas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)