Pesquisa Paraná Fortaleza: Fernandes – PL (51,6%) Leitão – PT (48,4%)
A rejeição aos dois candidatos também está tecnicamente empatada. A rejeição de Evandro é de 45,6%. A de André, 43,2%
A Pesquisa do instituto Paraná sobre a eleição para a prefeitura de Fortaleza mostra ligeira vantagem de André Fernandes (PL) sobre Evandro Leitão (PT).
Os números, que foram divulgados nesta quinta-feira, 24 de outubro, aponta um empate técnico dentre da margem de erros, com o candidato de direita marcando 51,6% e o candidato de esquerda marcando 48,4% dos votos válidos.
Votos válidos é a forma como o resultado da eleição será divulgado, e descarta brancos, nulos e indecisos. Quando se considera o total de votos, André fica com 47,1% e Evandro, 44,2% na pesquisa estimulada.
A rejeição aos dois candidatos também está tecnicamente empatada. A rejeição de Evandro é de 45,6%. A de André, 43,2%.
O instituto Paraná Pesquisas questionou quem os eleitores acreditam que será eleito, independentemente da intenção de voto. Para 48,1%, é André Fernandes quem sairá vitorioso. Há 38,8% que creem na eleição de Evandro Leitão.
A pesquisa ouviu mil eleitores de 20 a 23 de outubro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi encomendado por Rede Plus FM e portal CN7. O número do registro na Justiça Eleitoral é CE-03394/2024.
André Fernandes ganha direito de resposta
O TRE-CE decidiu que o deputado José Guimarães (PT) terá que exibir em suas redes sociais o direito de resposta do candidato a prefeito de Fortaleza, André Fernandes (PL).
Segundo o desembargador Daniel Carvalho Carneiro, Guimarães promoveu “discurso de ódio”, ao distorcer a fala de André Fernandes sobre as mulheres. O petista já foi devidamente notificado pela Justiça eleitoral.
A postagem, realizada na plataforma X, apresenta um trecho de vídeo em que André, ao abordar o tema do feminicídio, utiliza a expressão “dane-se”.
Na ocasião, a defesa de André argumentou que o vídeo publicado omitiu partes de suas declarações, insinuando que ele não se importava com os crimes de feminicídio.
Por sua vez, o desembargador destacou que o direito de resposta deve ser assegurado, uma vez que a publicação “André Fernandes odeia as mulheres” ultrapassa os limites da crítica política.
O vídeo também foi exibido em programa da Globo News, no qual comentaristas da TV abordaram a suposta misoginia do candidato do PL a partir do vídeo descontextualizado.
Leia também: Eleições Fortaleza: PL acusa campanha petista de deepfake
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)