Peru preocupado com o surgimento de “algum populista autoritário”
O Antagonista reproduz trecho do editorial do jornal peruano El Comercio sobre a prisão do ex-presidente Ollanta Humala e de sua mulher:"Ontem, quando o Poder Judiciário decidiu que há motivos suficientes para ordenar a prisão preventiva do ex-presidente Ollanta Humala...
O Antagonista reproduz trecho do editorial do jornal peruano El Comercio sobre a prisão do ex-presidente Ollanta Humala e de sua mulher:
“Ontem, quando o Poder Judiciário decidiu que há motivos suficientes para ordenar a prisão preventiva do ex-presidente Ollanta Humala e da ex-primeira-dama Nadine Heredia, muito provavelmente o Peru se tornou o único país a ter dois ex-presidentes atrás das grades e outro com mandado de prisão e processo de extradição. Este registro lamentável, sem dúvida, é um sintoma das patologias de nossa democracia. Afinal, evidencia que o sistema que deveria servir para garantir que os políticos não abusem do Estado por algum motivo em nosso país produz governantes que acabam por merecer passar um tempo na cadeia.
Não é um disparate pensar que as ramificações desta situação acabem agravando a situação em que se encontra a democracia peruana. O descrédito da instituição da Presidência da República pode ter como consequência natural que menos peruanos confiem nos políticos, no sistema partidário, no Estado e nos processos democráticos. Algo que poderá fazer com que mais cidadãos peruanos eventualmente cedam à tentação de algum populista autoritário.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)