Perspectivas Econômicas para 2024: Queda da Inflação e Juros Mais Baixos
Oportunidades e expectativas para a economia em 2024. As estimativas econômicas para 2024 retratam um cenário promissor com perspectivas de queda da inflação e novas reduções de juros.
As estimativas econômicas para 2024 retratam um cenário promissor com perspectivas de queda da inflação e novas reduções de juros. A taxa Selic, usada como referência para os juros da economia, fechou 2023 em 11,75% ao ano. A grande questão é: o que podemos esperar para 2024?
Como a taxa de juros influencia a inflação?
A resposta para esta pergunta passa por entender a função do Banco Central (BC). Manter a inflação sob controle é uma das principais responsabilidades do BC, que usa a taxa Selic como principal instrumento para este controle. A meta para a inflação em 2024 estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3% ao ano com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.
Queda da inflação e dos juros em 2024 é mesmo provável?
Segundo o Boletim Focus, documento semanal do Banco Central que traz as expectativas do mercado financeiro, a perspectiva é de que tanto a inflação quanto os juros tenham uma queda em 2024. Neste cenário, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal índice de inflação do país, terminaria o ano em 3,91%. Já a Selic, taxa básica de juros, terminaria em 9% ao ano.
O que acontece quando os juros caem?
Se os juros caírem e se mantiverem em um patamar mais baixo, o principal efeito será a redução no custo do crédito. Ou seja, empréstimos e financiamentos ficariam mais baratos, incentivando o consumo. Outro efeito dos juros mais baixos é o impacto direto em parte dos investimentos de renda fixa, que acompanham a Selic ou o CDI, passam a render menos quando a taxa básica de juros cai.
Os investimentos de renda fixa continuam sendo uma boa opção?
Investidores podem se preocupar com a queda da Selic, já que investimentos que acompanham a taxa básica de juros passam a render menos. No entanto, segundo especialistas ouvidos pela Inteligência Financeira, a renda fixa deve continuar sendo uma boa opção em 2024, principalmente para a parte do capital que os investidores desejam proteger dos riscos, como a reserva de emergência.
Portanto, as previsões para 2024 indicam um cenário econômico repleto de oportunidades, com a possibilidade de queda da inflação e dos juros ao longo do ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)