PDT planeja viabilizar a volta de Túlio Gadêlha
O PDT tem interesse em viabilizar a volta do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE, foto) ao partido em 2024...
O PDT tem interesse em viabilizar a volta do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE, foto) ao partido em 2024.
Segundo a Folha de S.Paulo, as conversas entre o parlamentar e a legenda fazem parte da mobilização da sigla para as eleições municipais, marcadas para outubro.
Interessado em concorrer à prefeitura de Recife, Túlio Gadêlha esbarra no interesse da federação Psol-Rede em lançar a deputada estadual Dani Portela (Psol) como candidata.
Gadêlha também enfrenta problemas internos na Rede Sustentabilidade. Aliado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o deputado é acusado de agir em conluio com uma tesoureira afastada pela presidente do partido, a ex-senadora Heloísa Helena.
A situação do PDT em Pernambuco
Atualmente, o PDT compõe a gestão do prefeito de Recife, João Campos (PSB), com a vice-prefeita Isabella de Roldão. No entanto, a crise do partido do Ceará pode refletir na capital pernambucana.
De acordo com o jornal, a saída do senador Cid Gomes do PDT para o PSB e um possível rompimento entre os partidos poderia levar a uma ruptura também em Recife.
Além disso, o PT tem pressionado o PSB, de João Campos, para indicar o vice do atual prefeito em sua candidatura de reeleição.
Entrave para Gadêlha
Embora Túlio Gadêlha tenha interesse em mudar de partido e concorrer à prefeitura de Recife, a possibilidade de perda de mandato pode ser um entrave para a mudança.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autoriza a desfiliação sem a perda de mandato apenas em caso de desvio do programa partidário, discriminação política pessoal e mudança na chamada janela partidária.
A primeira passagem de Túlio Gadêlha pelo PDT
Túlio Gadêlha deixou o PDT em dezembro de 2021. Entre outras divergências com o partido, o parlamentar foi contrário ao apoio da legenda à candidatura de João Campos, do PSB, à prefeitura de Recife em 2020.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)