PDT pede que TSE ordene a retirada do ar de vídeos adulterados sobre Ciro Gomes
O PDT pediu que o Tribunal Superior Eleitoral ordene ao Facebook que retire do ar vídeos feitos por páginas no Instagram que promovem o que seriam fake news contra o candidato do partido à presidência, Ciro Gomes (foto)...
O PDT pediu que o Tribunal Superior Eleitoral ordene ao Facebook que retire do ar vídeos feitos por páginas no Instagram que promovem o que seriam fake news contra o candidato do partido à presidência, Ciro Gomes (foto). Segundo o partido, as páginas tentariam apresentar como verdadeiros um fato sabidamente inverídico (fake news) e gravemente descontextualizado.
Os vídeos tratariam exclusivamente de críticas à religião – que o candidato jamais teria feito, segundo o partido. Em uma delas, ouve-se Ciro dizer: “Quero controle social e o fim da ilusão moralista católica. O fim da ilusão. A humanidade precisa de controle”. Em outra, ele supostamente liga a Igreja Católica ao narcotráfico.
O partido diz que tais mensagens estariam em páginas vinculadas a movimentos conservadores, e disponíveis no Instagram. O partido diz que o contexto das falas de Ciro é outro e que é dever da rede social retirar o conteúdo do ar e apresentar dados sobre seus autores.
“Não se pode permitir que, sob as vestes da liberdade de manifestação, se promovam acintes à honra e à dignidade das pessoas, com a veiculação de vídeos manipulados através de trucagens e montagens e de fatos sabidamente inverídicos”, diz o PDT ao TSE, “que tenham potencial lesivo para degradar a imagem de um pré-candidato no contexto do pleito eleitoral que se avizinha.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)