Pazuello: “Talvez o foco seja não na imunidade completa”
Em Manaus, Eduardo Pazuello disse que o foco inicial da vacinação contra a Covid-19 pode ser reduzir a contaminação, e não criar imunidade maior nas pessoas...
Em Manaus, Eduardo Pazuello disse que o foco inicial da vacinação contra a Covid-19 pode ser reduzir a contaminação, e não criar imunidade maior nas pessoas.
A ideia é imunizar o maior número de pessoas com apenas uma dose, inicialmente — quando aplicada dessa maneira, a vacina de Oxford tem eficácia de 71%.
“Com duas doses você vai a 90 e tantos por cento [de imunização], com uma dose vai a 71%. Com 71% talvez a gente entre para imunização em massa, é uma estratégia que a Secretaria de Vigilância em Saúde vai fazer para reduzir a pandemia. Talvez o foco seja não na imunidade completa, mas sim a redução da contaminação e aí a pandemia diminui muito. Podendo aplicar a segunda dose na sequência, chegando a 90%”, afirmou.
Ele não disse quando a segunda dose, que aumenta a proteção, poderia ser aplicada. A recomendação é que ela seja aplicada 12 semanas após a primeira.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)