Paz no União Brasil? Elmar e ACM Neto dividem palanque na Bahia
Lançamento de pré-candidatura na cidade de Santo Amaro, na Bahia, serviu para arrefecer tensões entre Elmar Nascimento e ACM Neto
O lançamento da pré-candidatura a prefeito da cidade de Santo Amaro, na Bahia, pode ter selado a retomada da paz entre Elmar Nascimento – líder do União Brasil na Câmara – e do ex-prefeito de Salvador ACM Neto.
Ao longo do ano de 2024, os dois estavam em polos opostos dentro da sigla. Elmar, com a ajuda do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), iniciou uma aproximação com o PT baiano e com o governo federal. ACM Neto sempre foi contrário a esse tipo de aliança.
Elmar e Neto dividiram o mesmo palanque no interior da Bahia na última quarta-feira em apoio a Flaviano Bonfim (União Brasil). Em sua fala, Elmar negou qualquer desavença entre os dois.
“Conheço Neto pelo olhar e ele me conhece. Nossa amizade é muito forte e intrigas nunca vão nos separar. Estou com Neto”, disse Elmar.
O ex-prefeito de Salvador seguiu na mesma linha de raciocínio.
“Eu sei que você [Flaviano] não estará sozinho nessa caminhada. Você traz aqui hoje, nesta noite, para pela primeira vez participar de um ato político, um dos melhores deputados federais de todo o Brasil. De um lado, ele jamais se descuida das suas bases, do que lhe dá alicerce, do que lhe sustenta, que é o solo da Bahia, porém, por outro lado, ele conseguiu construir um prestígio que poucos têm no parlamento brasileiro”, disse ACM Neto em referência a Elmar.
As rugas entre Elmar e ACM começaram, principalmente, após o líder do União ter feito uma visita de cortesia ao governador baiano, Jerônimo Rodrigues, em fevereiro. A retaliação veio em seguida. ACM reduziu o fundo partidário programado para os aliados de Elmar Nascimento que votaram em apoio às pautas do governo petista baiano.
Elmar costura não somente apoio para prefeitos aliados como tem intensificado seu corpo-a-corpo na disputa pela Câmara dos Deputados. E, para isso, ele também busca apoio do Palácio do Planalto. Lula, por enquanto, disse que não iria dar nenhum apoio explícito a quaisquer um dos candidatos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)