Paulo Guedes troca de comissão na Câmara e deputados protestam
Paulo Guedes trocou de última hora sua agenda na Câmara na manhã desta terça (4), surpreendendo deputados e motivando protestos. Guedes foi convidado para falar às 9h de hoje na Comissão de Fiscalização Financeira e...
Paulo Guedes trocou de última hora sua agenda na Câmara na manhã desta terça (4), surpreendendo deputados e motivando protestos.
Guedes foi convidado para falar às 9h de hoje na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Ontem à noite, o compromisso já constava da agenda pública do ministro, mas com horário diferente: 10h30.
Hoje, porém, veio à tona que Guedes falará a uma sessão conjunta de várias comissões ao mesmo tempo.
Hoje mais cedo, o presidente da comissão, Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), protestou contra a mudança. “Pois bem. Em tratativas com a assessoria parlamentar do ministro e a liderança do governo, ficou acertado que o ministro Paulo Guedes estaria conosco no dia de 4 de maio de 2021 (…) Não posso afirmar que o governo teve o mesmo respeito com a Comissão (…) Na semana passada, mais precisamente na reunião da CCJ de quinta-feira, do dia 29 de abril de 2021, fomos surpreendidos com a informação de que o relator da PEC da Reforma Administrativa, deputado Darci de Matos (PSD-SC), havia combinado com o ministro Paulo Guedes a presença de Sua Excelência naquela comissão para tratar da referida proposição”, disse, na abertura dos trabalhos.
“Isto é, na data acertada para ser ouvido na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, o ministro Paulo Guedes combinou que estaria na CCJ”, acrescentou Ribeiro. “Rejeitei participar da audiência idealizada pelo líder Ricardo Barros”.
Na audiência conjunta, agora há pouco, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também protestou.
“Jamais nós vimos acontecer aqui uma audiência pública com oito comissões, como foi proposto pelo governo”, disse a deputada. “Isso é um desrespeito com este parlamento, é um desrespeito com as comissões permanentes, isso caracteriza uma arrogância deste governo [que] na verdade não quer debater com ninguém nem aprofundar assunto nenhum, porque cada comissão tem o seu foco e são 300 parlamentares que compõem essas comissões. Então na verdade isso vai impedir que os parlamentares possam tratar dos temas, aprofundar os temas”.
Procurado por O Antagonista, o Ministério da Economia ainda não respondeu por que Guedes mudou de agenda.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)