Paulo Couto: registrando a biodiversidade a partir de seu quintal
Descubra a apaixonante jornada de Paulo Couto registrando a biodiversidade brasileira direto de seu quintal.
O residente de Minas Gerais, Paulo Couto, tem encontrado uma maneira única de se conectar com a natureza. Sua paixão por observar e registrar a biodiversidade brasileira levou-o a explorar o Brasil com seus amigos, catalogando mais de 800 espécies diferentes de aves, além de observar de perto onças-pintadas, onças-pardas e botos-cor-de-rosa.
O fascínio precoce pela natureza
“O contato com a natureza sempre esteve presente na minha vida. Desde criança visito o sítio dos meus avós, e acho que a partir dessas visitas fui ficando cada vez mais fascinado com o que via”, lembra Paulo. Suas viagens pelo país não só permitiram que ele conhecesse a biodiversidade brasileira, mas também alimentaram esse fascínio que ele cuidadosamente nutre desde a infância.
Ele já contabilizou cerca de 120 espécies de aves somente no seu bairro, um número significativo, levando em conta que em Santo Antônio do Monte, já foram observadas 350 espécies até o momento.
As visitas inusitadas ao quintal
Das muitas espécies que Paulo já observou perto de casa, algumas merecem destaque. Entre elas a jacurutu, a maior coruja das Américas, que costuma visitar o muro de sua casa, e o caboclinho-de-papo-branco, uma espécie rara e ameaçada de extinção que percorre milhares de quilômetros todos os anos durante a migração.
Mamíferos também não são raridade. Paulo já registrou espécies como o tamanduá-mirim, o tatu-galinha, o preá, além de aves como a arara-canindé, soldadinho e o caboclinho-de-papo-escuro.
O quintal maior do que o mundo
Através de seu exemplo, Paulo Couto demonstra que o contato com a natureza requer apenas um olhar atento e aberto. Mesmo na porta de casa, é possível admirar a grandiosa biodiversidade que o Brasil tem a oferecer. Afinal, como afirma o poeta Manoel de Barros, um quintal pode ser maior do que o mundo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)