Para onde foram as emendas enviadas às cidades da ponte que colapsou?
Os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO) receberam pelo menos 35,6 milhões de reais em emendas desde 2022
Os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), ligados pela ponte que colapsou em 22 de dezembro, receberam pelo menos 35,6 milhões de reais em emendas parlamentares do Congresso Nacional desde 2022, conforme publicou O Estado de S.Paulo.
A quantia, entretanto, não foi direcionada para a urgente necessidade de reparos na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou e deixou pelo menos 11 mortos e seis desaparecidos.
Segundo o jornal, a cidade de Estreito foi quem recebeu a maior fatia do montante destinado pelo Congresso: 29,8 milhões de reais.
Por sua vez, Aguiarnópolis obteve 5,7 milhões de reais.
Do total alocado, 26,1 milhões de reais, valor equivalente a 74% do total, foram destinados ao custeio da saúde pública, um tipo de despesa que possibilita pagamentos rápidos para serviços já existentes.
Além disso, outros 5,3 milhões de reais foram enviados às prefeituras por meio de emendas Pix, modalidade que permitia até agosto de 2024 ser liberada sem especificação sobre seu uso pelas prefeituras.
Leia mais: Prefeitura no Maranhão decreta situação de emergência após colapso de ponte
Shows em Aguiarnópolis
Os dados indicam que as emendas Pix financiaram ao menos 11 shows em Aguiarnópolis — uma cidade com apenas 4,5 mil habitantes — desde o início de 2023.
Os gastos com essas apresentações somaram 1,2 milhão de reais.
O evento que celebrou o 30º aniversário da cidade custou 753 mil reais apenas em cachês, conforme informações disponíveis no Portal da Transparência da prefeitura.
Atrações como Igor Cunha, Kevin Baetz e Nadson O Ferinha se apresentaram na cidade.
Os documentos referentes aos shows não identificam quais parlamentares destinaram as emendas Pix.
Em 2024, apenas o deputado Lázaro Botelho (PP) e a senadora Professora Dorinha (União) alocaram esse tipo de recurso para Aguiarnópolis. Contudo, esses fundos não foram utilizados para financiar a pavimentação de ruas e para iluminação pública.
Emendas para Estreito
Com 34 mil habitantes, Estreito recebeu diversas emendas parlamentares nos últimos anos. Nenhuma delas, no entanto, visava custear a manutenção da ponte.
O deputado Marreca Filho (PRD-MA), por exemplo, destinou emendas para a reforma de um espaço de lazer no bairro Alto Bonito, sob o custo de 700 mil reais.
Relatório do Dnit
O Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) constatou, em 2020, danos severos na estrutura da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Ao jornal, o órgão afirmou ter investido 37,6 milhões de reais em 2024 na manutenção das rodovias federais nos municípios próximos à ponte.
O Dnit também disse ter recebido 1 milhão de reais em emendas parlamentares para reparos de vias no Maranhão.
No entanto, o dinheiro não foi encaminhado para a região de Estreito.
Leia mais: Corpos de vereador e esposa são encontrados após desabamento de ponte
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcos Rezende
30.12.2024 16:37Bandidos são bandidos e tem quadrilha para se protegerem.