Painel de vacinados do Ministério da Saúde estreia sem dados de SP
O Ministério da Saúde estreou um painel na internet que registra o número de doses aplicadas de vacinas contra a Covid-19. Ele traz dados defasados...
O Ministério da Saúde estreou um painel na internet que registra o número de doses aplicadas de vacinas contra a Covid-19. Ele traz dados defasados e não tem os números de São Paulo e do Rio Grande do Norte.
O novo painel, também chamado Brasil Imunizado, não faz parte do Painel Coronavírus, que exibe o número acumulado de mortes e de casos, com destaque para a quantidade de “recuperados”.
É possível verificar os estados faltantes procurando por região. São Paulo está ausente dos números do Sudeste:
O Rio Grande do Norte não está nos dados de vacinados no Nordeste:
Procurada, a assessoria de imprensa do ministério não soube informar quando o novo painel de vacinados entrou no ar. Em nota, antes de ser questionada sobre o assunto, informou que “[o]s estados de São Paulo e Rio Grande do Norte optaram por soluções próprias”.
A vacinação no Brasil começou há 10 dias, em 17 de janeiro, logo depois de a Anvisa autorizar os pedidos de uso emergencial da Coronavac e da Covishield.
Além da ausência de dois estados, alguns números estão defasados.
Na tarde desta quarta (27), o painel mostrava apenas 277 180 doses de vacinas aplicadas no país. Dessas, 23 139 em Minas Gerais, por exemplo. Mas o “vacinômetro” do governo mineiro já mostrava nesta tarde 115 219 vacinados.
O Ministério da Saúde ainda não explicou por que Minas Gerais, que também tem seu vacinômetro próprio, está no painel do governo federal, ao contrário de São Paulo e Rio Grande do Norte.
O vacinômetro de São Paulo, na tarde desta quarta (27), mostrava 224 844 doses aplicadas, o que seria suficiente para elevar o total exibido pelo painel federal em mais de 80%.
** ATUALIZAÇÃO: A assessoria de imprensa da secretaria estadual de Saúde paulista informou a O Antagonista já ter solicitado acessos ao DATASUS para iniciar o processo de integração de sua plataforma Vacivida ao sistema do Programa Nacional de Imunizações, e aguardar liberação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)