Padilha diz que derrotas no Congresso ‘não surpreenderam governo’
Ministro participou de reunião de balanço com o presidente Lula (PT) no Palácio do Planalto com os líderes do governo
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, minimizou nesta segunda-feira, 3, as derrotas sofridas pelo governo na sessão do Congresso Nacional na semana passada. A declaração ocorreu após uma reunião de balanço com o presidente Lula (PT) no Palácio do Planalto.
Segundo Padilha, o governo federal “tem noção da realidade do perfil do Congresso Nacional”, mas não estaria “sendo derrotado naquilo que é essencial”.
“Nada do que aconteceu na sessão do Congresso surpreendeu os articuladores do governo. Não vamos perder o mata-mata, não estamos sendo derrotados naquilo que é essencial. Temos muita consciência dessa prioridades”, afirmou Padilha.
Além de Padilha, o encontro aconteceu com a presença dos líderes do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e na Câmara, José Guimarães (PT-CE).
O governo foi derrotado, por exemplo, na derrubada do veto ao projeto de lei que extingue as saídas temporárias de presos do semiaberto, apelidado de PL das “sadinhas”. A articulação política do Planalto foi ainda derrotada na articulação que tentava derrubar o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre a criminalização das fake news durante o período eleitoral.
Na votação, Lula conseguiu maioria para manter o veto ao calendário do pagamento das emendas parlamentares. A manutenção, no entanto, só foi viabilizada após o governo ter costurando um acordo com líderes do Centrão para liberar o pagamento das emendas deste ano ainda no primeiro semestre.
“O governo sempre foi muito realista. Desde o ano passado que nós sempre apresentamos ao Congresso Nacional é uma pauta centrado no avanço econômico e social. Nós temos noção da realidade do perfil do Congresso Nacional, que espelha o que foi o pensamento do Brasil no dia das eleições”, disse Padilha.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)