Pacto federativo inclui pagamento de inativos em gasto mínimo com saúde e educação
A PEC do pacto federativo entregue hoje pelo governo ao Congresso permite que estados e municípios incluam o pagamento de inativos da saúde a da educação no cálculo dos valores mínimos que precisam ser gastos nessas áreas...
A PEC do pacto federativo entregue hoje pelo governo ao Congresso permite que estados e municípios incluam o pagamento de inativos da saúde a da educação no cálculo dos valores mínimos que precisam ser gastos nessas áreas.
Em coletiva, o secretário de Fazenda, Waldery Rodrigues, disse que o governo não deseja manter essa proposta, porque pode reduzir o valor aplicado nas áreas, já que o gasto com inativos é crescente.
“É possível uma proposta ser aperfeiçoada? São várias versões, uma das versões continha isso. Alguém entregou a versão que tinha esse ponto. Uma versão tinha e outra não. Isso será tratado pelos autores da PEC, que passam a ser agora os senadores.”
Mais cedo, Rodrigo Maia criticou a proposta:
“Incluir inativo em gasto social é um risco muito grande de reduzir o porcentual de gastos na área social. Como a despesa do inativo cresce mais do que a despesa dos estados e municípios, vamos ter uma redução de aplicação de recursos na área social. Vai ter muita dificuldade para a Câmara compreender isso como um avanço.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)