Ozempic de Paes vai ficar só na promessa?
Prefeito do Rio publicou decreto para a criação de um grupo que avaliará as medidas para distribuir o medicamento aos cariocas
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, prometeu aos cariocas a distribuição da semaglutida, princípio ativo do Ozempic, na rede pública de saúde da cidade.
“Tomei muito Ozempic, aquele remedinho que está abaixando o peso de todo mundo“, afirmou Paes ainda durante campanha no ano passado.
No mesmo dia de sua posse, em 1º de janeiro, foi publicado um decreto sobre a criação de um grupo de trabalho, envolvendo as secretarias municipais da Fazenda e Saúde, além da Procuradoria Geral do Município, para analisar como a promessa será viabilizada.
No texto, Paes destaca que o medicamento deve “garantir o acesso equânime” para “todos os cidadãos do Rio“. De acordo com o decreto, os cariocas só vão poder usar o Ozempic com recomendação médica para o tratamento.
Leia também: “Anvisa da aval para Farmacêutica EMS produzir concorrente da Ozempic”
Quebra da patente
Só em 2026, porém, que a patente do Ozempic será encerrada e outros fabricantes poderão desenvolver o medicamento sem pagar os direitos.
Segundo o secretário municipal de sáude, Daniel Soranz, já existem fábricas aguardando para o início da produção.
Além disso, Soranz garantiu que a cidade do Rio está em conversas com quatro laboratórios, entre eles o Novo Nordisk, que possui a patente do Ozempic.
Leia mais: “Ao tomar posse, Paes inicia estudos para distribuir Ozempic genérico”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)