Ouvidoria do TCU recebeu reclamações sobre dificuldades para devolver coronavoucher
A ouvidoria do TCU recebeu 77 reclamações de cidadãos sobre o recebimento indevido do auxílio emergencial de R$ 600 para combate à pandemia do novo coronavírus. E 35 dessas reclamações foram de pessoas que tentaram devolver os valores, mas não conseguiram...
A ouvidoria do TCU recebeu 77 reclamações de cidadãos sobre o pagamento indevido do auxílio emergencial de R$ 600 para combate à pandemia do novo coronavírus. E 35 dessas reclamações foram de pessoas que tentaram devolver os valores, mas não conseguiram.
Veja o gráfico sobre as reclamações à ouvidoria:
Essas 35 reclamações relataram ao TCU problemas no site criado pelo Ministério da Cidadania para devolver o auxílio. De acordo com as queixas, o site vem gerando a Guia de Recolhimento à União (GRU) errada, o que impossibilita a devolução do dinheiro.
As informações estão em relatório de auditoria da Secretaria de Controle Externo do TCU, obtido por O Antagonista. A mesma auditoria detectou indícios de pagamento irregular de R$ 42,1 bilhões a pessoas que não poderiam ter recebido o “coronavoucher”.
Segundo o relatório, as pessoas que tentaram devolver o dinheiro queriam ressarcir a União apenas de uma parcela, mas o site da Cidadania só permite devolver as duas parcelas.
“À luz dos relatos, não tem havido retroalimentação tempestiva de todos os ressarcimentos de pagamentos indevidos, provocando ausência de baixa desses valores na geração de novas guias. Essa deficiência acarreta prejuízos ao ressarcimento de pagamentos indevidos do auxílio, podendo gerar o descrédito do mecanismo de devolução instituído, como também do Portal da Transparência onde os dados de devolução devem ser inseridos”, dizem os auditores do TCU.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)