Outono começa prometendo chuvas para o Rio Grande do Sul
Começa nesta segunda-feira (20), mais precisamente às 18h25 (horário de Brasília), o outono no Hemisfério Sul. A estação dá início ao período de chuvas mais escassas no interior do Brasil, especialmente no semiárido nordestino. Mas a água deve...
Começa nesta segunda-feira (20), mais precisamente às 18h25 (horário de Brasília), o outono no Hemisfério Sul. A estação dá início ao período de chuvas mais escassas no interior do Brasil, especialmente no semiárido nordestino. Mas a água deve voltar a cair no Rio Grande do Sul, que sofreu com a seca prolongada no início deste ano.
Além disso, as temperaturas devem começar a cair nas regiões Sul e Sudeste, devido às massas de ar frio vindas do sul do continente. “Vale destacar ainda que, durante a estação, é possível observar as primeiras formações de fenômenos adversos, como nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul, e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até no sul de Goiás”, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em nota.
Segundo o Inmet, nos dois primeiros meses de 2023, as condições do La Niña, que exacerba os fenômenos meteorológicos, “vêm perdendo intensidade”, o que indica mudanças climáticas menos bruscas.
Na região Norte, o período de março a junho aponta para chuvas acima da média climatológica, com volumes que podem ultrapassar 800 milímetros (mm), principalmente em áreas do nordeste do Pará e noroeste do Amazonas. Também há previsão de chuvas mais intensas na região Nordeste, no Mato Grosso e extremo norte do Mato Grosso do Sul.
“Destaque para a previsão do retorno das chuvas mais frequentes sobre o Rio Grande do Sul, devido ao enfraquecimento do fenômeno La Niña, que assolou por três anos consecutivos o estado, causando escassez de chuvas”, diz o Inmet. Para o Sudeste, a previsão é de chuvas abaixo da média nos próximos três meses. O mesmo deve ocorrer no Paraná e em Santa Catarina.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)