Otan: “Não teremos forças militares diretas em campo na Ucrânia”
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg (foto), disse mais uma vez que a Aliança não enviará suas forças militares para a Ucrânia, para um confronto direto contra as tropas de Vladimir Putin. Mais cedo, Volodymyr Zelensky cobrou uma ação mais dura dos países da Otan...
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg (foto), disse mais uma vez que a Aliança não enviará suas forças militares para a Ucrânia, para um confronto direto contra as tropas de Vladimir Putin. Mais cedo, Volodymyr Zelensky cobrou uma ação mais dura dos países da Otan.
“Os aliados decidimos que nós não teremos forças militares diretas em campo na Ucrânia. Isso seria se preparar para um conflito direto contra as forças russas“, disse Stoltenberg, em pronunciamento após a cúpula da Aliança.
O secretário-geral afirmou que os países concordaram em enviar mais recursos e equipamentos militares ao governo de Volodymyr Zelensky e mais tropas para os países da Otan que fazem fronteira com a Ucrânia.
“Hoje, os líderes da Otan concordaram que nós forneceremos mais apoio à Ucrânia. Vamos continuar a impor custos inéditos à Rússia e reforçaremos as nossas forças de defesa. Os líderes aprovaram as nossas novas quatro tropas na Bulgária, Romênia e Eslováquia. No ar, vamos usar mais caças e integraremos nossos mísseis de forma mais complexa. No mar, acrescentaremos mais submarinos e um número significativo de navios.”
Segundo Stoltenberg, mais detalhes serão definidos em uma cúpula prevista para junho.
O secretário-geral da Aliança ainda cobrou uma postura crítica da China em relação à invasão de Vladimir Putin, se recusando a comentar o que a Otan faria se o governo de Xi Jinping enviasse equipamentos militares à Rússia.
“Os aliados pediram que a China não auxilie e não apoie a Rússia. A China não deve fornecer nenhum tipo de auxílio à invasão russa. Pelo contrário, deve exercer sua influência para promover uma solução pacífica.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)