Os três grandes grupos do eleitorado, segundo o Datafolha
O Datafolha identificou três grandes grupos no eleitorado brasileiro, segundo a Folha. 1) "O primeiro, classificado como 'Pró-Lula', agrega 38% do eleitorado e é composto por...
O Datafolha identificou três grandes grupos no eleitorado brasileiro, segundo a Folha.
1) “O primeiro, classificado como ‘Pró-Lula’, agrega 38% do eleitorado e é composto por entusiastas do ex-presidente.” Está mais presente no Nordeste.
Quase a totalidade desse grupo diz que votaria em um candidato apoiado por Lula, mas, quando ele não está na disputa, a maior parte migra para brancos e nulos, elevando a taxa desse segmento em mais de 30 pontos percentuais.
A maioria não conhece Fernando Haddad, reprova Michel Temer acima da média, está mais pessimista em relação à economia e cita o desemprego como principal problema do país.
2) “O segundo grupo, batizado de ‘Anti-Lula’, soma 31% do eleitorado. Está presente com mais frequência nas regiões Sul e Sudeste. (…)
Todos os integrantes desse estrato rejeitam completamente o petista e qualquer candidato apoiado por ele.
Jair Bolsonaro chega a dobrar suas intenções de voto nesse grupo. Geraldo Alckmin e Marina Silva também têm bom desempenho. Em uma hipótese de confronto de segundo turno entre Marina e Bolsonaro, ele se sai melhor (tendência inversa à observada no total da população).
“São os que menos reprovam Temer, mais identificam melhorias na economia nos últimos meses e que mais apontam a corrupção como principal problema do país.”
3) As escolhas do terceiro grupo (31% do eleitorado) no primeiro turno se pulverizam entre Bolsonaro, Marina, Ciro Gomes, votos brancos e nulos.
“Lula tem desempenho abaixo da média nessa primeira etapa. No entanto, sua taxa de rejeição também não é tão expressiva no subconjunto, o que lhe garante vitória em simulações de segundo turno.
O segmento também se divide quanto ao papel de cabo eleitoral do ex-presidente e por esse comportamento volúvel recebe o nome de ‘eleitor-pêndulo’.”
As posições são muito próximas à média: “alta reprovação do governo federal, pessimismo e menções à saúde como principal problema do país”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)