“Os que não são civilizados não vão entender nunca”, diz autor do projeto das fake news
Em entrevista a O Antagonista, o senador Alessandro Vieira (Cidadania), autor do projeto das fake news cuja votação prevista para hoje acabou sendo adiada, disse que "não fazia sentido" os senadores votarem a proposta sem conhecê-la. Foi o próprio Vieira que pediu a retirada de pauta...
Em entrevista a O Antagonista, o senador Alessandro Vieira (Cidadania), autor do projeto das fake news cuja votação prevista para hoje acabou sendo adiada, disse que “não fazia sentido” os senadores votarem a proposta sem conhecê-la.
Foi o próprio Vieira que pediu a retirada de pauta.
“Isso foi muito entendido, porque efetivamente o relatório não ficou pronto e suficientemente maduro. Não fazia sentido que os senadores votassem sem ter o mínimo de conhecimento.”
Como noticiamos pela manhã, o relator, senador Angelo Coronel (PSD), enviou uma minuta do seu relatório aos pares, mas, de fato, o parecer final não chegou a ser concluído.
Para Vieira, há “uma construção” em curso para que a proposta seja votada na semana que vem. Ele e os deputados Felipe Rigoni (PSB) e Tabata Amaral (PDT), que são coautores, fizeram alterações no texto original, como registramos ontem aqui, aqui e aqui, e apresentaram formalmente a nova versão em forma de substitutivo.
“Basicamente, propomos a votação do projeto original sem a parte de conteúdo de desinformação”, resumiu o senador.
Vieira está otimista com a possibilidade de aprovação na semana que vem, no Senado. Para ele, as plataformas — que têm externado críticas à proposta — “sempre vão resistir”.
“Elas não querem assumir nenhuma responsabilidade no processo, querem fingir que não é com elas. E as plataformas são os únicos atores no processo que têm condições efetivas de resolver o problema.”
O senador também rebateu as interpretações de que o projeto fere a liberdade de expressão.
“Estou lidando com muita tranquilidade com isso, porque é um ataque de desinformação. Há uma junção de coisas: gente que vive de fake news, gente que está com medo porque não conhece o projeto, e gente que só gosta de ser agressivo mesmo. Os que não são civilizados não vão entender nunca a proposta.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)