Os petistas, claro, confiam no sistema
Pesquisa Datafolha questionou avaliação de eleitores sobre instituições como Presidência da República, STF e Ministério Público. Os eleitores de Lula estão bem mais satisfeitos
O Instituto Datafolha divulgou nesta quarta-feira, 27, mais dados da pesquisa sobre a avaliação que os brasileiros fazem das instituições do país. A pesquisa já tinha mostrado que os eleitores de Lula avaliam o Supremo Tribunal Federal (STF) bem melhor que o resto do Basil. Agora, sabe-se também que eles confiam mais nas instituições do país como um todo na comparação com os adversários bolsonaristas.
Entre os petistas, 88% dizem confiar na Presidência da República sob Lula. A confiança da população em geral é de 64%, enquanto 65% dos bolsonaristas dizem desconfiar do Palácio do Planalto comandado pelo PT.
Quando se trata de Supremo Tribunal Federal (STF), o quadro é parecido: 79% dos petistas confiam, bem mais do que os 39% dos brasileiros em geral e do que os apenas 18% dos eleitores mais alinhados a Bolsonaro.
Os dados foram coletados em 19 e 20 de março, por meio de 2.002 entrevistas em 147 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Judiciário
“No Judiciário como um todo, 68% confiam. Outros 30%, não. Aqui, a ordem da percepção de rivais muda de intensidade: 53% dos bolsonaristas dizem confiar, ante 46% que não. Já os petistas marcam, respectivamente, 81% e 17%”, registrou a Folha de S.Paulo.
No caso do Ministério Público, 82% dos que apoiam Lula confiam, assim como 68% da população em geral e 54% dos bolsonaristas. Os petistas também confiam mais em deputados e senadores: 68%, contra 59% da população geral e 50% dos apoiadores de Bolsonaro.
Os petistas estão de bem com a vida até com a imprensa, tão atacada por Lula: 79% deles confiam nos jornalistas. O percentual cai para 65% na população em geral e para 48% entre os bolsonaristas.
Eles também concordam
A Folha destacou ainda que, apesar das divergências, petistas e bolsonaristas têm avaliações parecidas sobre as Forças Armadas, as redes sociais e as grandes empresas. Diz o jornal:
“No geral, colocados no centro da crise da apuração sobre a conspirata bolsonarista neste trimestre, os militares não tiveram uma grande mexida de percepção. Não confiam neles 23% (eram 21% antes), ante 76% que confiam muito ou um pouco (78% em setembro).
Questionados, bolsonaristas que não confiam nos militares são 28%, ante 71% que confiam. Petistas, 20% e 79%, respectivamente.”
Nas grandes empresas, 76% dos brasileiros dizem confiar, contra 75% dos bolsonaristas e 79% dos petistas. Quanto às redes sociais, 50% dos apoiadores de Bolsonaro confiam, contra 54% dos petistas.
A pesquisa diz muito sobre petistas e bolsonaristas, mas também sobre as instituições brasileiras.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)